Professor e doutor em Filosofia - padreadilson@omunicipio.com.br

Professor e doutor em Filosofia - padreadilson@omunicipio.com.br

Opções de vida inesperadas

Pe. Adilson José Colombi

O ser humano, homem ou mulher, no seu viver, faz escolhas de vida que modificam o sentido e o rumo de sua existência. Muitas vezes, acontece por caminhos que não foram planejados com essa finalidade: buscar um novo sentido ou rumo de vida.

Um exemplo desse fato, aconteceu, neste ano, com o ator americano Shia LaBeouf, de Transformers, que se converteu ao Catolicismo ao trabalhar no filme Padre Pio. Para se preparar para o papel, LaBeouf viveu em um mosteiro com frades capuchinhos. LaBeouf interpreta o santo Padre Pio em um filme dirigido por Abel Ferrara. As gravações foram feitas em janeiro de 2022 na Puglia, uma Região da Itália.

É o próprio LaBeouf que dá esse depoimento: “Agora eu sei que Deus estava usando meu ego para me atrair para Ele, afastando-me dos desejos mundanos. Tudo estava acontecendo ao mesmo tempo’, disse LaBeouf em entrevista ao programa Word on Fire (Palavra em fogo) que o bispo de Winona-Rochester, EUA, dom Robert Barron, mantém no YouTube”.

LaBeouf disse também que pensava em suicídio antes de começar a gravar o filme na Itália. O ator disse que tinha depressão e chegou a ter “uma arma na mesa”: “Não queria mais estar vivo”. Ele aceitou o papel para tentar salvar sua carreira. Ele declarou que “eu não teria tido nenhuma motivação para entrar no meu carro e dirigir até o mosteiro se não tivesse pensado ‘oh, vou salvar minha carreira'”. Pelo jeito estava interessado em “salvar” sua carreira de artista (ator de cinema) e encontra algo, bem mais significativo, um novo sentido e rumo de vida.

O ator continuou o depoimento dizendo a Barron: “Quando cheguei, aonde o filme foi gravado aconteceu uma mudança. Foi como se alguém tivesse me enganado, não de um jeito ruim. De uma forma que eu não conseguia perceber. Estava tão perto que não conseguia perceber. Eu vejo de forma diferente agora que o tempo passou”.

LaBeouf também disse que aprender sobre perdão e arrependimento foi fundamental para sair da depressão e conhecer a misericórdia de Deus. “Vi que havia outras pessoas que pecaram além do que eu poderia imaginar e que encontraram Cristo. Isso me fazia sentir que tinha esperança”, disse.

Na entrevista, que durou mais de uma hora, LaBeouf também revelou sua experiência com o Terço, a Eucaristia, a leitura das Confissões de Santo Agostinho, seu gosto pela Missa tradicional e a paz que encontrou depois de se reconciliar com sua mãe.

Mais um depoimento que mostra que Deus tem seu modo próprio de amar. Não escolhe essa ou aquela profissão ou estilo de vida. Olha a pessoa humana, gratuitamente, oferece-lhe a oportunidade. Cabe à pessoa agarrar essa oportunidade e se servir do dom que o próprio Deus lhe deu, a liberdade, e fazer a escolha, livre e conscientemente.
A estreia do filme será no Festival Internacional de Cinema de Veneza, de 31 de agosto a 10 de setembro de 2022.