CF2020: Tema, lema e objetivos
Na vida da Igreja, na Quaresma, cada ano se propõe para esse tempo uma reflexão e uma vivência que suscitem alguma mudança de vida. Normalmente, trata-se de auxiliar a melhorar a qualidade de vida pessoal e sociocultural. Por isso há sempre um tema a ser refletido e vivido, sob a ótica da metodologia: ver, julgar […]
Na vida da Igreja, na Quaresma, cada ano se propõe para esse tempo uma reflexão e uma vivência que suscitem alguma mudança de vida. Normalmente, trata-se de auxiliar a melhorar a qualidade de vida pessoal e sociocultural. Por isso há sempre um tema a ser refletido e vivido, sob a ótica da metodologia: ver, julgar e agir.
No “ver”, se lança o olhar sobre a realidade presente e atuante, no momento histórico presente. Olha-se o que há de construtivo e destrutivo.
No “julgar”, o olhar se volta para a Palavra de Deus, para ver o que ela tem a dizer para iluminar e inspirar atitudes que possam modificá-la a fim de criar condições para uma qualidade de vida melhor para todos.
No “agir”, apresenta-se uma série de sugestões viáveis e exequíveis, no sentido de realizar a mudança de vida pessoal e sociocultural que o “ver” detectou como não adequadas para uma autêntica qualidade de vida.
Vamos juntos acolher a proposta da CF2020, cujo tema é: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. O Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), extraído da Parábola do Bom Samaritano. Para nortear a reflexão e a execução desse tema e desse lema, há o Objetivo Geral: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
A CF2020 apresenta também dez objetivos específicos, a fim de explicitar detalhadamente o objetivo geral e auxiliar na reflexão e vivência do tema e do lema propostos. São eles:
1. Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos.
2. Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas.
3. Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência.
4. Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude.
5. Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova.
6. Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus.
7. Criar espaços nas comunidades para que, pelo Batismo, pela Crisma e pela Eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como dom e compromisso.
8. Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança.
9.valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida.
10. Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.
A CF2020 é uma iniciativa da Igreja Católica. Todavia, é uma proposta para todas as pessoas de boa vontade que desejem e se empenhem na transformação da realidade sociocultural para que ela seja um ambiente sempre melhor para a vida humana mais de acordo com o que é proposto pela Proposta da Boa Nova do Reino de Deus.
Que não é outra coisa do que o ser humano aspira a fim de criar um ambiente sociocultural, onde todos, sem exceção, possam ter a possibilidade de viver uma vida plena de sentido e valor que lhe ofereça a felicidade, aqui e agora e, depois, na eternidade.