Ozonoterapia ganha espaço em diversas áreas em Brusque
Técnica já é utilizada em clínicas odontológica e veterinária
A ozonoterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio com finalidade terapêutica. Embora não seja tão conhecido, o tratamento tem ganhado cada vez mais espaço.
A aplicação do ozônio e oxigênio pode ser feita de várias formas, como: endovenosa, retal, intra-articular, intramuscular, intravesical, entre outros. O tratamento também pode ser feito pela ingestão de água ozonizada ou pela aplicação de óleo ozonizado na pele, conforme recomendação médica.
A técnica ajuda a tratar várias doenças como o câncer, dores e inflamações crônicas, infecções variadas e feridas em geral.
Veja também:
Em dois anos, quase 600 crianças e adolescentes abandonaram estudos na região de Brusque
Tributos municipais de Brusque serão reajustados em 3,97% em 2019
Samae se prepara para aumento no consumo de água em Brusque
A ozonoterapia tem ganhado tamanha projeção que já ultrapassou a medicina tradicional. A odontologia e a medicina veterinária também estão usando a prática para diversos procedimentos.
A Clínica Vitavet, de Brusque, é uma das poucas no estado a contar com a ozonoterapia para os animais. O veterinário Eduardo Gevaerd conta que resolveu trazer a ozonoterapia de forma pioneira para o município.
Segundo ele, é única clínica veterinária da região apta a utilizar a técnica. O veterinário diz que a ozonoterapia serve para tratar centenas de doenças.
Gevaerd explica que muitos animais melhoraram muito após as aplicações. “O principal foco são animais que não respondem mais a outros tratamentos”.
O veterinário diz que o efeito na dor e na melhora geral do animal é perceptível e bastante rápido. Problemas de coluna, artrose e outros podem ser tratados com a técnica.
“E é sem efeito colateral, diferente dos remédios”, destaca o veterinário. A única contraindicação é para animais gestantes.
Veja também:
Novo contrato com o Hospital Dom Joaquim contemplará endoscopias
Samae iniciará implantação de rede de água na região da Vila Olímpica
Banda alemã VoxxClub acerta retorno Blumenau em 2019 e 2020
Menos dor
Há cerca de dois anos a Dentalclass Oral Design tem a ozonoterapia para os pacientes. O odontólogo e sócio-proprietário da clínica Francisco Djalma Habitzreuter Junior explica a técnica também é usada para reduzir a dor.
A água ozonizada é empregada em diversos procedimentos, como cirurgias, limpezas, tratamento de canal, enxertos e implantes.
O proprietário explica que a água ozonizada é bactericida, ou seja, por ter o ozônio, as bactérias morrem e o risco de contaminação é bastante reduzido. Além disso, o líquido ozonizado tem efeito anti-inflamatório.
A clínica também usa o gás de ozônio como anti-inflamatório. Por exemplo, ele é aplicado na gengiva com problemas. O alívio é imediato, segundo Habitzreuter Junior.