Ouvidoria eletrônica da Câmara de Brusque recebeu 41 contatos em nove meses
Interações são menos frequentes do que no início da disponibilização do serviço
A ouvidoria eletrônica (eOUV) da Câmara de Vereadores de Brusque recebeu, entre 6 de dezembro de 2017, quando o canal foi instituído, até 31 de setembro deste ano, 41 contatos através da eOUV. Foram quatro sugestões, seis denúncias, 11 reclamações, 16 solicitações e quatro elogios enviados pela comunidade.
A ouvidora da Câmara, Silvana Machado, conta que os assuntos de maior destaque são as solicitações, reclamações e denúncias em relação às obras, serviços e demais atividades que competem ao Executivo, autarquias e fundações municipais.
Quanto aos assuntos que dizem respeito à Câmara, em geral são contatos relacionados a esclarecimentos acerca de informações constantes no Portal da Transparência da Câmara, solicitações aos vereadores para acompanharem com mais afinco os trabalhos realizados pelo Executivo, críticas e/ou elogios aos vereadores pela aprovação de determinados projetos de lei e elogios pela disponibilização do Sistema e-OUV.
Veja também:
Brusque despenca 37 posições em ranking de melhores cidades para fazer negócios
Oratório e gruta de Azambuja completam 90 anos de fé e devoção
Zen está entre as 150 melhores empresas do Brasil para trabalhar
De acordo com Silvana, foi possível perceber a satisfação dos cidadãos brusquenses com a implantação do sistema, e foram recebidos inclusive elogios pela iniciativa. “Em face da divulgação inicial, houve uma maior procura por parte dos cidadãos. Atualmente, a procura encontra-se em menor escala, mas de forma contínua.”
“Recebemos um total de sete manifestações pertinentes a Poderes de outros municípios de Santa Catarina, enviadas por engano, as quais foram devidamente encaminhadas aos destinatários corretos, por meio do sistema eOUV”, relata a ouvidora.
Atendimento
O canal foi instituído no final do ano passado, por meio da lei 4092/2017, e a instituição brusquense foi a primeira do estado e a segunda do Brasil a utilizar essa ferramenta. A ouvidoria eletrônica permite que o cidadão faça reclamações, solicitações, sugestões, elogios ou denúncias. Os contatos são respondidos num prazo de 20 dias, que podem ser prorrogados, diante justificativa, por mais dez.
Veja também:
Moradora de Brusque cria iniciativa de monitoramento de crimes contra animais
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Com novidades, montagem da Vila de Natal de Blumenau entra na reta final
Ao realizar o contato com a ouvidoria, o cidadão recebe um número de protocolo e poderá acompanhar a manifestação encaminhada. Pelo eOUV, podem ser enviadas fotos, vídeos e anexos.
A Câmara possui três formas de atendimento ao cidadão: por meio do número de telefone (47) 3044-4003; pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, ou ainda pelo e-OUV – ferramenta eletrônica da Controladoria-Geral da União (CGU), utilizada a nível federal, principalmente em prefeituras.
Ouvidoria
Telefone: (47) 3044-4003
Pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
eOUV: é preciso acessar o banner da página inicial do site da Câmara – www.camarabrusque.sc.gov.br –, entrar em Ouvidoria, e na sequência clicar em eOUV.