Outubro Rosa: “Se um dia acontecer com qualquer pessoa, que tenha fé em Deus, que ele dá jeito em tudo”
Nome: Anna Kucki Baron
Idade: 81 anos
Bairro: Bateas
Ocupação: Aposentada
Anna, que cuidou da filha quando esta foi diagnosticada com câncer em 2004, diz que não sentiu nada quando o diagnóstico veio para ela, em 2015. O alerta veio certa noite, quando viu um nódulo no peito enquanto tentava dormir. “Já dava pra ver fora da roupa, mas eu não tinha notado nada”, conta.
Ficou duas semanas sem avisar os familiares, pois achava que iria estragar a festa de aniversário dela e a Páscoa, um evento atrás do outro. Depois disso, contou para um filho. “Eu sentia dentro de mim que nada iria acontecer, era só operar e tirar”, recorda.
Foi fazer um exame, que atestou o nódulo maligno, então, veio a biópsia, a mamografia, e tudo o que tinha para fazer. Anna conta que tem sete filhos. “Um estava mais apavorado do que o outro. Eu estava tranquila, se eu não aguentasse era porque tinha chegado a minha hora”, relata.
Ela foi operada, retirou o nódulo e a mama esquerda. Não precisou fazer quimioterapia e nem radioterapia. “Nunca senti nada, nem antes, nem depois, até hoje, pela graça de Deus”, diz.
Grata ao médico e à Rede Feminina, pelo apoio recebido, Anna passou a sentir uma paixão por ela mesma. “Se um dia acontecer com qualquer pessoa, que tenha fé em Deus, que ele dá jeito em tudo, não precisa se apavorar”, completa.