Outubro Rosa: conheça a história de Suzete Testoni Marcolla

Idade: 48 anos
Bairro: Águas Claras
Profissão: Aposentada

Suzete Testoni Marcolla tinha 36 anos quando começou a sentir fisgadas no seio. Na época, ela trabalhava numa confecção e, como as dores começaram em um período muito movimentado na empresa, ela acabou deixando de lado por conta do volume de trabalho. Quando procurou atendimento médico, em janeiro de 2006, fez exames que apontaram o câncer de mama.

“Eu fui sozinha ao médico levar o resultado dos exames. Falei que o que eu tivesse que enfrentar, teria que ser sozinha”, relembra. Ela fez todo o tratamento em Blumenau, pelo SUS, e, na cirurgia, retirou apenas o quadrante da mama onde se encontrava o nódulo.

Hoje, ela continua fazendo o acompanhamento médico e, recentemente, sentiu que pode estar com outro nódulo. Suzete ainda aguarda os exames para descobrir e confirmar.

Na época, há 12 anos, tudo foi feito muito rapidamente, pois o nódulo estava com 1,1 milímetros na data da biópsia e, quando ela foi fazer a cirurgia, já havia chegado a 1,42 milímetros. Depois do procedimento, Suzete passou pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia, e ia todos os dias para Blumenau.

“Eu ia de ambulância com outras pessoas que também iam fazer a radioterapia. Uma vez perguntaram o que a gente ia fazer e, quando respondemos, ficaram surpresos, pois estávamos sempre rindo. Mas de que adianta chorar?”

Confira também:
Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco

Eleições 2018: Acompanhe cobertura em tempo real neste domingo, das 8h às 20h

Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição

Tribunal de Justiça obriga prefeitura a reformar o CEI Sofia Dubiella

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O Município Blumenau fará transmissão oficial do primeiro desfile da Oktoberfest