Órgãos públicos intensificam fiscalização de casas noturnas em Brusque
Extintores de incêndio, placas indicativas e saídas de emergência são alguns dos equipamentos de segurança exigidos
A tragédia que provocou a morte de centenas de jovens na cidade de Santa Maria, RS, no último fim de semana, acendeu as discussões referentes à segurança de clubes, bares e casas noturnas em todo o país. Em Brusque, as ações de fiscalização destes espaços têm sido realizadas desde o ano passado e serão retomadas a partir do próximo dia 15 de fevereiro em um trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal da Fazenda e Fundema, além de outras entidades.
A intensificação das ações foi solicitada pelo prefeito Paulo Eccel, ainda durante sua participação no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, e determinada como prioridade a fim de garantir a segurança dos jovens brusquenses. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda os trabalhos iniciais de fiscalização iniciarão com os estabelecimentos onde há grande reunião de público, em continuidade ao trabalho já iniciado em agosto de 2012, porém serão estendidos para todos os setores. “Por isso solicitamos que os estabelecimentos em situação irregular providenciem a sua regularização imediata”, acrescenta Fabiana Amália Dalcastagné, secretária da pasta.
A ação desencadeada em 2012 teve como foco principal os estabelecimentos de reunião de público, a exemplo dos clubes, bares e casas noturnas. Também no ano passado, a Arena Brusque foi o primeiro prédio público a passar por modificações e instalações das exigências de segurança. Junto à Arena, também o Pavilhão Maria Celina está com o projeto de revitalização pronto para intensificar a segurança do local. Por se tratarem de estruturas já antigas, as adequações à planta existente também foram priorizadas pela Administração Municipal.
A secretária da Fazenda destaca que esta parceria entre os órgãos fiscalizadores é essencial para que não ocorra uma tragédia semelhante no município. “Esta ação realizada no ano passado entre Secretaria da Fazenda e o Corpo de Bombeiros para a fiscalização e regularização de postos de combustíveis trouxe resultados muito positivos”, ressalta.
Extintores de incêndio, placas indicativas e saídas de emergência são alguns dos equipamentos de segurança exigidos para o funcionamento de locais que reúnem grande número de pessoas. As informações técnicas detalhadas sobre as adequações de infraestrutura podem ser encontradas nas Normas de Segurança Contra Incêndio de Santa Catarina. Os municípios ainda podem criar normas próprias, contanto que sigam as determinações federais.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque