X
X

Buscar

OPINIÃO: Observatório Social é fundamental para impedir que interesses escusos prosperem no setor público

Editorial: Observatório, social e indispensável  Algumas iniciativas merecem todo o destaque e reconhecimento pela sua importância e pela influência positiva na sociedade. Assim é o Observatório Social de Brusque, que na quarta-feira, 28, completou 10 anos de fundação. Junto com o Observatório e apoiadores, o jornal O Município mostrou toda esta trajetória, em especial publicado […]

Editorial: Observatório, social e indispensável

 Algumas iniciativas merecem todo o destaque e reconhecimento pela sua importância e pela influência positiva na sociedade. Assim é o Observatório Social de Brusque, que na quarta-feira, 28, completou 10 anos de fundação.

Junto com o Observatório e apoiadores, o jornal O Município mostrou toda esta trajetória, em especial publicado na quarta-feira. A leitura é uma boa oportunidade de conhecer o trabalho, as ações e o propósito desta entidade que está fazendo a diferença na cidade.

O Observatório Social já nasceu como um dos pioneiros, sendo o terceiro do estado e o 28º do Brasil. A iniciativa do empresário Nelson Zen Filho encontrou eco em 11 entidades que aderiram e viabilizaram o projeto. Pedro Afonso Hoffman foi o primeiro presidente e Evandro Gevaerd, o diretor-executivo. Eles plantaram a semente da boa ideia com dedicação e seriedade.

 Hoje a entidade cresceu e já deu muitos frutos. Além do acompanhamento de editais e licitações, foram desenvolvidas ações de monitoramento de obras e da merenda escolar, educação fiscal e orientação a entes públicos e privados, entre outros.

 Mesmo com um currículo tão extenso, o Observatório pode não ser uma entidade tão popular e muitas vezes até desconhecida por uma parte da sociedade, mas seu trabalho é uma revolução silenciosa.

Com as armas da fiscalização, transparência e orientação o Observatório tem se mostrado um aliado forte do poder público e da sociedade no combate à corrupção

Primeiramente é preciso entender que só o fato de uma cidade ter um Observatório Social já é um avanço. Significa que há uma sociedade organizada interessada em transparência e lisura principalmente no que concerne aos atos do poder público. Também implica neste poder dar abertura e subsídios para que o Observatório possa participar e fiscalizar.

 Outro aspecto importante é a variedade de entidades e empresas que apoiam e financiam o projeto, garantindo a pluralidade e a credibilidade, impedindo que ele seja utilizado para direcionamentos políticos ou de interesses escusos, funcionando sem dinheiro público.

Por fim, o caráter nobre do Observatório é a participação de forma graciosa da diretoria e voluntários, garantido um perfil mais vocacionado e comprometido para quem despende tempo e recursos nesta missão.

Com tudo isso o Observatório coleciona histórias, seja de economias em licitações, de empresas que saíram de certames por saber que seriam fiscalizadas, de empresas que tiveram que se readequar para fornecer produtos de qualidade à prefeitura, em vez de itens de segunda linha.

Assim, com as armas da fiscalização, transparência e orientação o Observatório tem se mostrado um aliado forte do poder público e da sociedade no combate à corrupção. Por estes motivos o jornal O Município parabeniza a todos os envolvidos na sua missão de transformar nossa cidade e a região num lugar melhor.