Observatório Social de Brusque faz balanço de monitoramentos de obras

Em 2022, foram monitoradas 20 obras de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Observatório Social de Brusque faz balanço de monitoramentos de obras

Em 2022, foram monitoradas 20 obras de Brusque, Guabiruba e Botuverá

A equipe do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também atende os municípios de Guabiruba e Botuverá, monitorou 20 obras públicas ao longo de 2022. Juntas, elas somam mais de R$ 90 milhões em investimentos na região.

Comparando com os dados de 2021, o número de obras monitoradas foi ampliado em aproximadamente 65% (de 12 para 20).

Além de acompanhar os bastidores das obras em execução, a equipe do OSB Brusque também promove estudos e pesquisas com o objetivo de contribuir com o aprimoramento da gestão pública, nas atividades relacionadas aos processos de contratação, fiscalização e controle de obras.

Presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla avalia que esse trabalho é essencial para acompanhar a execução de obras públicas e monitorar de que forma o dinheiro público é aplicado.

“Trata-se de uma contribuição, um olhar de fora. Nosso papel não é dizer se está certo ou errado, mas acompanhar e, se for o caso, entrar em contato com o poder público informando as situações encontradas. Prezamos sempre pela eficiência e gestão dos recursos, que são pagos por todos nós”, comenta.

OSB Brusque/Divulgação

Monitoramento

O arquiteto e urbanista José Gamba Junior, responsável pelo monitoramento de obras, explica que para avaliar o desempenho referente a execução das obras foram estabelecidos alguns indicadores: situação da obra, transparência, prazo de execução, custo e serviços.

“Comparando os resultados obtidos com a aplicação dos indicadores de desempenho nos anos de 2021 e 2022, pode-se constatar que os indicadores referentes à situação, transparência e custo apresentaram-se constantes. O indicador de serviços obteve uma pequena elevação e o indicador de prazo apresentou uma considerável elevação”, destaca.

Pesquisa

Neste ano, foram realizadas três atividades de estudo e pesquisa junto ao Programa Cidadania Participativa, em parceria com a Unifebe, envolvendo os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

No primeiro semestre, foi feito o levantamento de campo referente a situação da segurança viária e acessibilidade na área de entorno das escolas públicas municipais de Brusque e Guabiruba.

Já no segundo semestre, esteve em pauta a ​elaboração de proposta de roteiro para fins de orientar as ações de fiscalização de obras públicas e também a realização de pesquisa para fins de identificação das principais patologias encontradas nas obras públicas.

“Que em 2023 possamos ampliar ainda mais a nossa parte de monitoramento e pesquisas, pensando sempre em aumentar a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos”, destaca Marcolla.

– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque