Observatório Social de Brusque destaca ações planejadas para 2023

Desde 2011, entidade tem como missão despertar o espírito de cidadania na sociedade

Observatório Social de Brusque destaca ações planejadas para 2023

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também atende os municípios de Guabiruba e Botuverá, reuniu a equipe de trabalho em janeiro para alinhar as ações que serão realizadas ao longo de 2023 pela entidade.

Em 2022, o presidente, Claudemir Marcolla, destaca que todos os programas de educação fiscal e de cidadania do Observatório retornaram e alcançaram recordes de aplicação. Ao somar os projetos “Observador Social Mirim”, “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” e “OAB vai à escola com o Observatório Social – um bate-papo cidadão”, cerca de 7 mil alunos de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram beneficiados. A entidade monitorou ao longo do último ano, vinte obras públicas, que, juntas, somam mais de R$ 90 milhões em investimentos na região.

“Agora em 2023 queremos manter todos os projetos e programas que estão em andamentos e implementar/melhorar duas ações que ficaram prejudicadas por falta de pessoal no ano de 2022, que são o monitoramento das compras e contratos públicos e a geração de informações de interesse social referente aos recursos públicos”, destaca o diretor executivo, Evandro Carlos Gevaerd.

Para ele, o foco da entidade nos próximos meses será manter os programas de educação fiscal, de monitoramento de obras, monitoramento de gastos públicos e geração sistemática de compartilhamento de informações de interesse social sobre os recursos públicos.

Outra novidade para este ano, é que em abril o OSB Brusque elege nova diretoria. “Será um processo muito tranquilo e transparente, sempre visando o melhor para a entidade e para a região. A renovação é importante e tudo será pautado na continuidade e melhoria dos trabalhos”, antecipa Claudemir.

Leia também:

1. GALERIA – Corpo de Bombeiros atualiza informações sobre incêndio em galpão da empresa Irmãos Fischer
2. Corpo de Bombeiros detalha ocorrência de incêndio em carro na rodovia Ivo Silveira, em Brusque
3. VÍDEO – Defesa Civil emite alerta para temporais e granizo isolado nesta quinta-feira em Brusque e região
4. Apresentadora e jornalista Glória Maria morre aos 73 anos
5. Wi-Fi pública deve ser reativada em Brusque ainda no primeiro semestre de 2023

Observatório Social de Brusque

Fundado em abril de 2011, o OSB Brusque é uma associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, apartidária, destinada a promover a Cidadania, a Educação Fiscal e a incentivar a eficiência na Gestão Pública nas cidades em que atua.

“Nossa equipe é constituída por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de contratos e licitações, monitoramento de obras públicas e ações de Educação Fiscal e Cidadania. Essas são frentes que temos como objetivo fortalecer ainda mais no decorrer deste ano”, frisa Claudemir.

De acordo com ele, é importante lembrar sempre a missão que norteia o OSB Brusque, para que a comunidade compreenda e incentive o trabalho realizado.

“A missão do Observatório é despertar o espírito de cidadania na sociedade, tornando-a proativa, e contribuir, significativamente, para conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos e contribuintes, exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos e no comportamento ético dos funcionários e gestores no âmbito municipal, através de ações que promovam a integridade e a transparência da gestão pública”, detalha.

Divulgação

O mês de janeiro foi marcado pelo reconhecimento da entidade para a educação. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) homenageou o OSB Brusque em evento solene realizado para comemorar os 50 anos de história da universidade comunitária.

A solenidade, realizada na Sociedade Santos Dumont, em Brusque, reuniu autoridades governamentais, universitárias, estudantis e entidades representativas de diversos setores da sociedade, na terça-feira, 24 de janeiro.

“Ficamos muito felizes e honrados pela lembrança e reconhecimento da Unifebe, na pessoa da reitora Rosemari Glatz, que homenageou e reconheceu a importância do Observatório para a universidade e para a comunidade regional”, completa o presidente, Claudemir Marcolla.

– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema