Observatório Social de Brusque aponta lentidão no PAC Nova Brasília

Prefeitura afirma que obra será retomada nos próximos dias

Observatório Social de Brusque aponta lentidão no PAC Nova Brasília

Prefeitura afirma que obra será retomada nos próximos dias

O Observatório Social de Brusque (OSBr) tem fiscalizado a obra do PAC Macrodrenagem Nova Brasília, em um projeto pioneiro. Nas vistorias, a entidade tem constatado lentidão na obra.

De acordo com o diretor-executivo do Observatório, Evandro Gevaerd, o monitor Marciel Grimm, que também é presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Brasília (Amonbra), tem visitado diversas obras do município. Dentre elas, uma das mais importantes é o PAC Nova Brasília.

As vistorias têm encontrado a obra a passos lentos. Segundo o monitor, com relação às obras ao lado da Brusque Caminhões e na rua Joaquim Zucco, elas estão praticamente paradas. A entidade informará a prefeitura dos fatos por meio de ofício.

Veja também:
Preço médio da gasolina comum em Brusque fecha 2018 em queda

Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis

Estudante de Brusque recorre à campanha virtual para custear matrícula em Medicina

“Estamos descontentes com a obra, faremos um relatório bastante circunstanciado e levaremos à prefeitura”, afirma Gevaerd.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirma que teve uma reunião na última quinta-feira com a Freedom, empresa licitada e que executa o PAC. Segundo ele, a obra estava parada porque a construtora espera a chegada de uma placa de metal.

Essa estrutura será usada para o novo escoramento na rua Joaquim Zucco. A via tem um solo muito mole, que pode ceder e provocar rachaduras nas residências.

Segundo Vequi, nesta semana, o material, que foi feito sob medida para a obra do Nova Brasília, deverá chegar. Com isso, a obra será retomada na rua Joaquim Zucco na semana que vem.

“Depois disso, 90 dias trabalhados e a tubulação está colocada”, afirma Vequi. Ele acrescenta que a recuperação do túnel é feita por causa de erros cometidos no passado.

Segundo a prefeitura, a recuperação do túnel e a obra ao lado da Brusque Caminhões não interferem em nada no andamento da obra na rua Joaquim Zucco.

Veja também:
Após decisão judicial, Prefeitura de Brusque inicia pavimentação da rua Francisco Sassi

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Incêndio destrói loja de Jaraguá do Sul e mobiliza bombeiros da região

Projeto de fiscalização
O OSBr tem uma câmera instalada na obra do PAC Nova Brasília. A fiscalização por meio de câmeras é parte de um projeto da entidade, que tem como objetivo aferir se as empresas cumprem os editais para as obras.

A ideia é que essas gravações sejam consultadas, por exemplo, quando a empresa solicitar um aditivo de tempo de contrato. Gevaerd explica que será possível ver nas câmeras se realmente houve trabalho diariamente como era para ser ou se a empresa reduziu pessoal.

Um ofício com diversas situações encontradas em obras pela cidade já foi enviado nesta semana. A intenção da entidade é continuar a acompanhar todas as obras, e nas mais importantes, instalar mais câmeras.