O que pensam os partidos da base sobre o governo se unir em apoio à candidatura de Jonas Paegle

Ari Vequi afirma que governo deve apoiar candidatura única a deputado estadual nas eleições

Em entrevista ao jornal O Município, o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), afirmou que governo deve se unir para apoiar a possível candidatura de Jonas Paegle a deputado estadual nas eleições deste ano. Segundo Ari, o apoio ao ex-prefeito é de todo o grupo político, independente de partido.

“Quando assumimos a condição de candidato à eleição como prefeito, assumimos o compromisso com algumas pessoas. Um grupo político que a gente criou junto. O Dr. Jonas foi leal em todo o processo, foi sempre uma pessoa entusiasta, soube o momento certo de recuar e me apoiou durante todo esse processo. Então, eu e o meu time temos um compromisso pessoal com o Dr. Jonas de ele ser o nosso candidato a deputado estadual”, afirmou na ocasião.

Alguns líderes de partidos da base ainda refletem sobre o apoio nas eleições, outros já afirmam compromisso com Ari e Jonas. O presidente da Câmara de Brusque, Alessandro Simas, do Democratas (DEM), explica que não pode falar pelo partido. Porém, ele deve apoiar a candidatura do ex-prefeito.

“Por mim, o governo tem esse compromisso, essa conversa alinhada, para que tivéssemos um candidato único estadual e federal, para termos representatividade. Acho que nós temos que focar nessa candidatura. É uma questão de respeito ao que o Dr. Jonas nos proporcionou no período eleitoral, é um compromisso a ser honrado”, aponta.

Contudo, o secretário de Desenvolvimento Social, Jocimar dos Santos, que também é presidente estadual do Democracia Cristã (DC), partido do vice-prefeito Gilmar Doerner, afirma que a sigla deve ter um candidato próprio. Ele ressalta que o acordo firmado com o governo é de apoio na eleição de Ari Vequi à prefeitura e na reeleição, em 2024.

“Quando nós fizemos o acordo, lá atrás, falei em outro detalhe: que eu sou presidente do DC há 15 anos e que vamos entrar com candidatos a deputado estadual e federal. Comigo nunca foi falado nada relacionado ao Dr. Jonas. Sempre escutamos comentários, mas nunca sentei com ele para falar sobre isso. Não falo em relação ao pastor Gilmar”, conta.

Jocimar detalha que o DC planeja candidatura em diversas cidades do estado. Segundo ele, o projeto é ter 41 candidatos estaduais e 17 federais. “O DC não fez compromisso a candidatura a deputado com ninguém, mas a prefeito sim. O meu acordo é com o meu partido, relacionado às eleições estaduais. Já nas municipais, é com o Ari”, completa.

Também do DC, o vereador André Vechi, avalia o movimento do governo atual como natural. “O Dr. Jonas é governo de continuidade, é valoroso esse apoio do Ari, é uma retribuição. Eu sou muito simpático à candidatura do Jonas, trabalhei no governo dele e ele representaria bem o município na Assembleia Legislativa”, comenta.

André conta que aguarda as movimentações políticas para uma avaliação mais profunda, inclusive se o DC lançar um candidato. “Teremos que conversar, o Ari ainda não reuniu todo o grupo para conversarmos”, diz.

O vereador Jean Pirola, do PP, também aponta que ainda não foi realizada conversa oficial sobre o apoio único ao Dr. Jonas. Ele ressalta que o PP terá uma candidatura. Contudo, ainda não foi decidido se será um nome local, porém adianta que um nome regional deva ser anunciado.

Pirola cita possíveis candidaturas, como a de Matias Kohler, ex-prefeito de Guabiruba. Ele também aponta que outros possíveis candidatos colocaram nomes à disposição na região, além de nomes de Blumenau e Itajaí.

“Esse acordo que foi formalizado [com Dr. Jonas] foi entre a administração e não envolveu os partidos de base, não sentamos para seguir nesse caminho. O que gostaríamos é de ter um representante da cidade para nos representar, óbvio que não trabalharemos com um partido de esquerda”, comenta.

Pirola ressalta que existe um convite para Jonas Paegle para se filiar a PP desde a época em que era prefeito. “Sobre o Dr Jonas, ainda não batemos o martelo. É algo que pode acontecer. Não saberia te dizer se terá um apoio da base toda, mas em relação ao Progressistas não há acordo firmado”, diz.

Apoio do MDB

Líder do MDB na Câmara, o vereador Deivis da Silva, reforça que o partido segue o compromisso acordado com Ari Vequi. “Para a gente seria interessante tê-lo [Dr. Jonas] no MDB, seria uma situação melhor. Temos um quadro eleitoral até abril, mas, independente do partido que ele ingressar, estaremos juntos”, diz.

Deivis acredita que o Dr. Jonas ingressará em um partido de centro para a disputa nas eleições. “No MDB é uma votação mais expressiva, uma legenda mais pesada. Mas a ideia é o nome do Dr. Jonas, a figura dele e o compromisso que ele teve pelo MDB, por tudo o que ele fez pelo partido”, finaliza.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube