O que avançou após mudança do Distrito Tecnológico de Brusque para o bairro Santa Terezinha

Local do distrito ficava no bairro Azambuja anteriormente

Local do distrito ficava no bairro Azambuja anteriormente

A área denominada Distrito Tecnológico de Brusque foi redefinida para o bairro Santa Terezinha em setembro do ano passado. A mudança ocorreu após os vereadores aprovarem um projeto de lei do Executivo que alterou a Lei Complementar n° 219/2013.

A ideia inicial era que mudanças e campanhas fossem realizadas para promover o espaço para empresários da região. Questionado sobre o avanço da troca, Ademir José Jorge, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, comentou sobre o momento atual do projeto.

“Neste momento estamos montando uma equipe para realizar a gestão destes recursos. Ainda vamos entrar em contato com empresários e realizar campanhas. Isso é um projeto muito bom para Brusque, visto que visa auxiliar em uma área pouco explorada na região, a tecnologia. Essa mudança será incrível para o município”, disse.

Projeto

A nova área passou a ser delimitada para empresas que estejam situadas ou que venham a se instalar nas imediações do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e do Centro de Inovação Tecnológica. Este espaço está no trecho entre a avenida Beira Rio, a ponte João Libério Benvenutti, passando pela rua Dorval Luz, até o limite do município.

Aos empreendimentos de base tecnológica e inovadora instalados no local serão concedidos benefícios. Trata-se da isenção por cinco anos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Licença de Localização e Funcionamento (TLLF).

A ideia de mudança do local foi de Ademir. Segundo ele, a ação foi motivada pela construção do Centro de Inovação. Além disso, o secretário aponta que no Azambuja não há área de construção para dar incentivos fiscais com este fim.

“Por isso que a ideia de fazer o polígono, o Distrito Tecnológico, é justamente por ter uma universidade no local e o Centro de Inovação. É uma área geograficamente interessante para a instalação de empresas tecnológicas”, conta.

Esperança positiva

Na época do lançamento Ademir contou que nenhuma empresa havia procurado a prefeitura para receber os incentivos fiscais no Azambuja. Para ele, a mudança de local deve causar mais resultados. Ele destaca que a indústria de tecnologia é limpa, emprega muitos jovens e proporciona bons salários.

“A gente torce que empresas se instalem aqui. A partir do momento que tivermos o Centro de Inovação, poderemos fazer um trabalho de busca por empresas de tecnologia que estejam interessadas em se instalar em Brusque, ou até mesmo empresas daqui. A gente está bem esperançoso”, completa.

Segundo a prefeitura, antes de ser levada à Câmara, a proposta foi discutida por diversas instituições no âmbito acadêmico e empresarial.

A intenção da mudança é buscar reunir profissionais das áreas de inovação com professores e alunos da instituição acadêmica para, então, proporcionar um ambiente de fomento à novas tecnologias nas mais diversas áreas do conhecimento.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube