X
X

Buscar

O Município na História – Parte 26

Primeiro Centenário da Igreja Evangélica de Brusque Desejo destacar neste modelo de trabalho como preito de homenagem e justiça a obra extraordinária deste homem que foi o Barão Maximiliano Von Schnéeburg, especialmente com relação às confissões católicas e evangélicas de Brusque, durante sua administração, consolidando a colônia, Schnéeburg não se despreocupou-se em proporcionar à sua […]

Primeiro Centenário da Igreja Evangélica de Brusque

Desejo destacar neste modelo de trabalho como preito de homenagem e justiça a obra extraordinária deste homem que foi o Barão Maximiliano Von Schnéeburg, especialmente com relação às confissões católicas e evangélicas de Brusque, durante sua administração, consolidando a colônia, Schnéeburg não se despreocupou-se em proporcionar à sua gente, indistintamente assistência moral e espiritual. Verifica-se em seus documentos, quando se referia à igreja protestante que ligava ao Pastor Henrique Sandresky. Tanto é que em várias vezes confiou ao Pastor à direção da colônia, quando por força do cargo, viajava a Itajaí e Desterro.

20/04/63: Primórdios de sua instalação

Escreveu Ayres Gevaerd: Os registros oficiais não precisam o dia do primeiro culto evangélico realizado em Brusque, no entanto a comunidade local considera 17 de abril de 1863 como sendo a data exata, baseada certamente em documentos particulares ou na tradição oral.

A primeira manifestação prática se deu em 1861. Quando entrou na colônia maior número de famílias evangélicas, a maioria das quais foi instalada nas Batêas, então distrito colonial.

Neste local foi construída a primeira casa de orações, provavelmente de ripas e coberta com folhas de palmito e o serviço religioso dirigido por um dos colonos.

No diretório da direção da colônia, correspondente ao ano de 1861, dirigindo-se ao Presidente da Província, o diretor menciona a necessidade de um pastor…