O Município na História – Parte 16

Casa de Brusque

03/03/62 – Histórias verdadeiras: jazz

Começo – O Jazz é uma forma de arte que se originou nos Estados Unidos. Ninguém sabe exatamente onde e como foi seu início. Algumas das melodias foram primeiro executadas em instrumentos velhos manejados por negros do sul dos Estados Unidos. Algumas eram executadas enquanto trabalhavam nas plantações de algodão.

É também possível encontrar traços de cânticos dos indígenas norte-americanos no Jazz.
Outras influências – A influência do negro é a mais acentuada no jazz, porém outras, como a quadrilha francesa, popular nos Estados Unidos, na década de 1800, também afetaram seu progresso. “Tiger Raz” um dos clássicos do Jazz em todos os tempos, tem raízes numa dessas quadrilhas.

Bandas, um dos primeiros exemplos de Jazz tocado por uma banda organizada foi das bandas de Nova Orleans. Executando músicas para paradas e funerais, essas bandas de metais tocavam música ainda populares hoje, como “When the Saints Go In”.

01/09/62 – Para evitar novas enchentes

A última enchente que abateu sobre Brusque veio finalmente alertar o governo sobre a necessidade de se fazer alguma coisa para evitar novas catástrofes.

Foi assim por intermédio do DNOS, teve início a pouco mais de um mês, a retificação do rio dentro da cidade, medida que virá impedir novas enchentes com as terríveis consequências que todos conhecemos.

Segundo a opinião dos técnicos, aliás, muito lógica e compreensível, retificado o rio, as águas passarão pela cidade com maior rapidez, indo escoar fora do perímetro urbano, onde o fenômeno das cheias são menos desastrosos.

Daí a preocupação não só dos técnicos, como de toda a população de Brusque em que a retificação seja feita, primeiramente do centro da cidade para baixo, em direção à foz.