Número de estagiários em Brusque cresce 78% em 2017

Após formação completa, empresas priorizam contratação de estudantes

Número de estagiários em Brusque cresce 78% em 2017

Após formação completa, empresas priorizam contratação de estudantes

A procura por estagiários em 2017 superou os números de 2016, de acordo com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). No ano passado, foram registrados 250 contratos de estágios ativos mensalmente, enquanto em 2016 foram aproximadamente 140 contratos ativos, um crescimento de 78%. Para Catia Maffezzolli, coordenadora da agência, esse aumento se deve a melhor aceitação por parte dos empresários.

“O empresariado está tendo uma nova visão. O estágio é a porta para o mercado e com a empresa dando oportunidade para essa pessoa que não tem experiência, ela consegue ter contato com o mercado de trabalho”, revela.

Há vagas para estágios tanto para o ensino superior como para o médio. No entanto, a maior procura é para o superior. “Com a liberação da Gered [Gerência Regional de Educação] para que estudantes do ensino médio possam realizar estágios com seis horas por dia, desde que não prejudique os estudos, vemos uma aceitação melhor pelos empresários”, ressalta a coordenadora da agência. Segundo ela o horário reduzido, de apenas quatro horas dificultava as contratações.

Tanto os estagiários de ensino médio e do superior, podem trabalhar quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais, ou seis horas por dia, somando 30 horas por semana.

Rubia Aline Persoll Teixeira, responsável pela contratação dos estagiários na Prefeitura de Brusque, afirma que a maioria dos estudantes são direcionados para Secretaria de Orçamento e Gestão. Eles são contratados para vagas de quatro e seis horas e, além disso, são alunos do ensino médio e do superior.

“Contratamos mais no começo do ano. Quando sai um, substituímos”, afirma. De acordo com ela, os estagiários recebem a orientação e o acompanhamento do superior do setor em questão.

A Contidata Contabilidade também trabalha com estagiários. “A penúltima estagiária foi efetivada recentemente, então contratamos outra”, diz a analista do departamento pessoal, Débora Dias. “Dependendo do desempenho do estagiário, nós efetivamos”.

O Colégio São Luiz trabalha com estagiários do ensino superior que cursam Pedagogia e Psicologia. Eles atuam na área pedagógica, na educação infantil, e no ensino fundamental I e II. Segundo Claudio Marcio Piontkewicz, diretor do colégio, “o estágio é uma oportunidade para os novos profissionais inserirem-se no trabalho educativo”.

Os estagiários passam por formações, são avaliados mensalmente e têm preferências nas vagas efetivas. “75% das vagas que foram abertas em 2017 para Auxiliar de Classe foram fechadas com estagiárias, e neste ano até o momento 100% das vagas de Auxiliar de Classe também foram fechadas por eles”, ressalta.

No Ciee, a maior procura pelas vagas de estágios são na área administrativa e para o Direito. Catia explica que entre dezembro e fevereiro o número de vagas é reduzido. “A maioria das empresas contratam depois que as instituições retornam às aulas, pois é necessária a assinatura no contrato. A partir de março as vagas voltam a crescer”.

Confira na tabela as vagas do Ciee para Brusque. A agência está localizado na rua Padre Gatone, 20, no Centro. Mais informações pelo telefone 3396-8506 ou e-mail cieebrusque@cieesc.org.br

Curso Horário Local
Administração de Empresas, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Administração – Recursos Humanos, Administração, Administração (EAD) 30 horas semanais Brusque
Ensino Médio 12h30 às 16h30 Brusque