Num beco sem saída
A poucos dias das eleições, o panorama que se oferece aos eleitores não é dos mais animadores. Refiro-me ao segundo turno onde, se nenhum acontecimento fora do contexto alterar os prognósticos das pesquisas, não nos restará outra alternativa do que optar entre o roto e o rasgado, entre a esquerda e a extrema direita, entre dois políticos que, a meu ver, não tem a competência para devolver ao país a prosperidade e a tranquilidade política que o Brasil tanto necessita.
Veja também:
Luciano Hang visita presidenciável Jair Bolsonaro no Hospital Albert Einstein
Custo mensal por servidor aumentou 215% em dez anos, revela estudo da prefeitura
Justiça Eleitoral se prepara para atender 1,4 mil eleitores com deficiência na região de Brusque
Encaro as eleições de outubro com enorme frustração. A grosso modo não discutiu-se planos ou projetos, limitando-se os candidatos a demonizar seus adversários, privando-nos, consequentemente, de razões consistentes que justificassem o nosso voto.
Decididamente, esta eleição tornou-se ideológica e emocional, estando boa parte da população mais para torcida de futebol do que para um eleitorado consciente.
Sem dúvida, o candidato representa uma permanente apologia à violência e não causa estranheza que o renomado veículo “The Economist” veja nele “a mais recente ameaça na America Latina”.
O permanente ‘tête a tête” do candidato com as Forças Armadas, não deixa de ser um perigo ao sistema democrático em vigor. Sem pudor, glorifica o Regime Militar de 1964 e seu torturador mór, coronel Ustra, passou a ser seu herói maior. Já hospitalizado, gravou um vídeo onde adverte sobre uma eventual vitória petista nas eleições de outubro e pergunta: ‘Meus amigos das Forças Armadas, quem será o Ministro da Defesa de vocês? Quem será o nosso ministro?”
O vídeo nos mostra o desprezo pelas regras democráticas do candidato, e serve de alerta para o que poderá nos aguardar num futuro próximo.
Veja também:
Ator Luciano Szafir integrará elenco da peça Paixão e Morte de um Homem Livre, de Guabiruba
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Empresário blumenauense participa do Encontro com Fátima Bernardes
O episódio Guedes não deixa de ser preocupante, pois nos mostra que o líder nas pesquisas ainda não montou nem costurou um plano econômico para enfrentar os imensos desafios que um eventual governo Bolsonaro deverá enfrentar.
Lamentavelmente, nos faltou nesta eleição aquele candidato do centro, moderado e democrata, disposto a dialogar e apaziguar os ânimos e pacificar a nação.