Novo superintendente da FME de Brusque fala sobre planos para gestão esportiva

Formado em Educação Física, mestre em Educação e ex-atleta profissional, Olavo Larangeira comentou sobre novo cargo

Novo superintendente da FME de Brusque fala sobre planos para gestão esportiva

A partir do dia primeiro de março, a Fundação Municipal de Esportes (FME) estará sob novo comando. Olavo Larangeira Telles da Silva assume a pasta no lugar de Ademir de Souza, o Toto. Formado em Educação Física, especializado em Ciência do Movimento Humano, Proeja e mestre em Educação – além de ter sido atleta profissional de basquete por 13 anos -, Silva apresentou uma série de planos para evoluir a gestão esportiva municipal.

Segundo ele, a primeira atitude que será tomada assim que se oficializar no cargo é cercar-se de profissionais gabaritados e capazes de colaborar da melhor maneira dentro da fundação. “Vou avaliar os currículos de todos os profissionais dentro da FME. Precisamos ter uma boa gestão, com pessoas capacitadas e que terão funções específicas. Tenho certeza que já existem profissionais de muita qualidade lá, mas é uma questão de organização”.

Silva é professor de duas disciplinas do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e também tem cargo efetivo, conquistado por meio de concurso, na Secretaria de Educação do governo do estado, coordenando a educação para privados de liberdade, mas se licenciará para assumir a superintendência da FME.

Planejamento
O novo superintendente afirmou que baseará seu planejamento na política nacional de esporte. “Vamos dividir a nossa atenção com o esporte voltado para o lazer, o esporte educacional e o esporte de rendimento. Para cada um destes segmentos haverá uma atenção especial”, diz.

No esporte de lazer, ou de participação, Larangeira espera contar com parceiros e delegar funções. “Nossa intenção é buscar convênios e contar com a ajuda de associações de moradores, dividindo a responsabilidade da administração de núcleos esportivos”, diz.
Ele comentou também sobre uma aposta massiva nos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs). “Queremos fazer crescer ainda mais, criando os Joguinhos Comunitários, para crianças e jovens, além de possibilitar modalidades paradesportivas. Nas finais tenho planos de realizar transmissões ao vivo nas redes sociais”.

Olavo fala sobre continuidade do Bolsa Atleta

Outro plano para ampliar a participação da comunidade em modalidades esportivas é o fechamento de uma das vias da avenida Beira Rio para a prática de atividades como patins, skate e corridas. “Isso seria realizado pela manhã de domingo, mas claro que é apenas um projeto, teríamos que dialogar essa possibilidade com os demais secretários”, diz Silva.

Uma das primeiras medidas que Silva quer tomar assim que assumir oficialmente a FME será convidar representantes de modalidades e técnicos para dialogar sobre o que está ao alcance da pasta. “Quero atender todos, desde o futebol até o beisebol. A função da FME será a de não discriminar nenhuma modalidade”.

Silva quer contar, ainda, com um profissional responsável por captar recursos dos mais diferentes fundos por meio da realização de projetos. “Nessa reorganização dos contratados da FME já está previsto a chegada de alguém especializado nisso, para conseguirmos recursos de leis de incentivo ao esporte da esfera federal, estadual e até de organizações internacionais”.

Projetos ousados
Entre os planos mais arrojados elaborados por Silva estaria a construção de um Centro de Treinamentos no espaço aos fundos da Arena Brusque, que abriria ainda mais possibilidades para o treino das modalidades.

O novo superintendente, aliás, pretende valorizar muito a Arena. “Queremos trazer sempre eventos como foi o Grand Prix, com sucesso de público. É uma estrutura incrível que ainda não é tão bem aproveitada. Penso também em colocar telões na Arena, fazê-la digna de grandes competições. Sonhar não tem preço”, completa.