X
X

Buscar

Novo diretor do DGI tem a missão de manter obras em funcionamento

Rúbio Silva Steingraber afirma que é importante administrar os recursos de maneira coerente

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduado em Planejamento e Gestão Empresarial pela PUC de Brasília e em Planejamento pela Project Management Institute, instituição dos Estados Unidos, o novo diretor do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) de Brusque, Rúbio Silva Steingraber, de 38 anos, assumiu ao cargo em meio à crise financeira enfrentada pelo país e em meio aos cortes de gastos da administração municipal.

Para driblar os problemas financeiros e tocar os projetos e as obras do DGI, Steingraber diz que é importante administrar os recursos de maneira coerente. Para isto, ele utilizará o aprendizado adquirido ao longo dos 15 anos de carreira na área, que incluem a participação em grandes empreendimentos de Brasília (cidade natal), como obras de estação de tratamento de água, de metrô e de refinaria.

“Com certeza a experiência vai ajudar. Hoje, uma das grandes dificuldades não é entender de obra, mas sim fazer a gestão de pessoas. Há obras de grande porte em que trabalhei que havia em torno de sete mil pessoas”, diz. “Em relação dificuldade financeira, que não é somente do DGI mas também das outras secretarias e do governo do estado e federal, temos de trabalhar com o que temos em caixa”, completa.

Como a previsão é de que não sejam mais repassados recursos para as obras do governo federal até o fim do ano e como os recursos liberados para obras específicas não podem ser utilizados em outras, o diretor diz que o ideal é fazer um planejamento estratégico para que as obras continuem até dezembro.

“Se gastarmos tudo de uma vez só, a obra vai voltar a ser paralisada” explica. Ainda segundo Steingraber, a relação dele com Brusque é antiga: “Eu trabalhei em Brusque na revisão do Plano Diretor na época do Hylário Zen, então tenho conhecimento muito grande da cidade. E a minha família é daqui. Vim morar aqui em fevereiro deste ano e já conhecia o prefeito [Roberto Prudêncio Neto], então ele me fez o convite para assumir o cargo. Eu não tenho partido, o cargo é técnico. Eu vim para tentar ajudar”, reitera.