Nova unidade de saúde no Ribanceira do Sul será inaugurada nesta sexta-feira
Estrutura será referência para mais de quatro mil pessoas
Nesta sexta-feira, 5, a prefeitura de São João Batista vai inaugurar a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte – Adenivalda Alves Cardoso Nunes. A unidade fica na esquina da rua João Nicolodi com a rua Mário Cipriani, no Ribanceira do Sul, e será referência para mais de quatro mil pessoas.
Devido às diretrizes para evitar a propagação da Covid-19, a inauguração será realizada em um formato diferente. A participação presencial será restrita e a cerimônia, que inicia às 13h, terá transmissão ao vivo pela página da prefeitura na rede social Facebook facebook.com/prefeiturasjb.
“Convidamos todos a acompanhar e conferir como ficou a obra. Uma estrutura que foi projetada para atender o elevado crescimento populacional que vem acontecendo naquela região e que, certamente, trará mais qualidade de vida para a nossa comunidade”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Já a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, destaca que a UBS Novo Horizonte será a terceira maior da cidade, disponibilizará uma grande variedade de serviços e que o atendimento estará alinhado aos protocolos do programa Acolher Você.
“É mais um grande avanço na saúde pública de São João Batista. Com esta nova UBS, que contará com uma equipe completa, conseguiremos melhorar e facilitar o acesso a serviços de saúde. O objetivo é garantir o acolhimento de todos os usuários, sempre priorizando hoje o que precisa ser feito hoje”, salienta Karin.
Ela ainda explica que, com a implantação da nova equipe, 95% da cidade terá cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O horário de funcionamento da UBS Novo Horizonte será de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Referência territorial
A UBS Novo Horizonte será referência para 1.348 domicílios, que somam 4.152 pessoas, contemplado partes do Centro e do Ribanceira do Sul, incluindo os loteamentos Vila Nicolodi e Novo Horizonte e a localidade dos Alemães. O limite territorial será o compreendido das ruas Jacob Lameu Tavares e Fidélis Domingos Angel até a rua José Antônio Soares, na altura da Creche Municipal Henriqueta Dadam Roza.
Detalhes da unidade
Com 308,75 metros quadrados, a UBS Novo Horizonte dispõe de consultórios médico, odontológico e de enfermagem, além de recepção, auditório, sala de vacina, farmácia básica e sala de curativo.
Sala de pequenas cirurgias e procedimentos, cozinha, lavanderia, sala de expurgo, sala de espera e sala de agendamentos são outras das áreas que compõem a unidade. Os recursos para a execução da obra foram provenientes do Ministério da Saúde, com contrapartida do município.
Serviços que serão disponibilizados no local
– Acolhimento e identificação da necessidade medica
– Visita e atendimento domiciliar
– Cuidados para a saúde bucal
– Consultas individuais (médico, enfermeiro e dentista)
– Vacinação
– Pré-natal e puerpério
– Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama
– Curativos
– Planejamento familiar
– Teste do pezinho
– Teste rápido de sífilis e HIV
– Teste rápido de gravides
– Acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, etc.
– Ações de promoção da saúde
– Marcação de exames e consultas especializadas
– Distribuição e administração de medicamentos
– Atividades em grupo na escola e educação em saúde
– Pequenas cirurgias
– Atividades desenvolvidas (apoio do NASF)
Equipe de trabalho
– Enfermeira (Estratégia de Saúde da Família)
– Médico (Estratégia de Saúde da Família)
– Técnico de enfermagem (Estratégia de Saúde da Família)
– Técnico de enfermagem da sala de vacina
– Odontólogo
– Auxiliar de saúde bucal
– Auxiliar de serviços gerais
– Agentes Comunitários de Saúde
Nome da unidade homenageia moradora do município
Adenivalda Alves Cardoso Nunes, ou simplesmente Dêni, nasceu no município de Imaruí no dia 5 de julho de 1960. Casou-se com Volnei Nunes em 16 de fevereiro de 1981, com quem se mudou para São João Batista em 1982. O casal teve três filhos (Wagner, Willian e Weslen) e dois netos (Gabriele e Guilherme).
Logo que chegou à cidade, ingressou no quadro de funcionários do Hospital Monsenhor José Locks, à época ainda mantido pela Associação de Fornecedores de Cana de Santa Catarina. Começou como atendente, mais tarde passou a auxiliar e depois à técnica em enfermagem.
Sempre dedicada, trabalhou na casa de saúde até se aposentar em 2014, tendo acompanhado diversas fases da história da instituição. Na vida pessoal, era conhecida por ser muito devota a Deus, sendo frequentadora da Igreja Deus é Amor. Faleceu no dia 18 de novembro de 2017, após lutar sete meses contra o câncer.