Nova Trento completa 131 anos de história: conheça opções turísticas no município
Cidade possui diversas atrações para os visitantes
Cidade possui diversas atrações para os visitantes
Nesta terça-feira, 8 de agosto, a cidade de Nova Trento comemora 131 anos de emancipação político-administrativa. Com mais de um século de história, Nova Trento apresenta há anos um desenvolvimento na economia, especialmente por causa da força religiosa que existe no município, que movimenta o turismo local.
Nesta reportagem, apresentamos locais, espaços, atividades e opções para passear e conhecer melhor todos os cantos do município
Mais de 70 mil pessoas visitam todos os meses o complexo religioso. O movimento intensifica-se no segundo domingo de julho, dedicado à Santa Paulina, e nas demais datas consagradas pela Igreja e pelo próprio Santuário. Nestes dias, os romeiros rezam junto à fonte natural próxima ao santuário e fazem orações nos muitos monumentos em sua homenagem.
A imigrante trentina-italiana, Amábile Lucia Visintainer chegou à região com seus pais, em 1875. Aos 25 anos, ela deixa a família. Convencida de sua vocação, cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina. Em 1903, já Madre, muda-se para São Paulo e ali funda várias casas assistenciais. Na mesma cidade, morre cega e sem um braço em 1942, aos 77 anos. Seu primeiro milagre – a cura de uma gestante que sofreu hemorragia ao retirar o feto morto – foi confirmado pelo vaticano em 1966.
Toda a trajetória de Santa Paulina é contada nos muitos pontos que compõem o complexo. A Capela Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo colonial, era zelada por Amábile. O casebre com telhado de palha, réplica do local onde Santa Paulina cuidou de uma cancerosa, é o local preferido dos visitantes. No engenho, a futura santa trabalhou em sua adolescência. O local abriga também o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes, a Casa das Graças, entre outros atrativos. O local fica aberto ao público diariamente, das 7h às 19h.
Contato pode ser feito através do e-mail: santuario@santuariosantapaulina.org.br, site: www.santuariosantapaulina.org.br ou telefone: (48) 3267-3030.
A estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro, que veio da França, apenas foi erguida ao monumento do Morro da Cruz em nove de junho de 1912, exatamente 13 anos após a instalação de cruzes nos montes mais altos do município: Monte Barão de Charlach (com 1.148 metros), Monte Lima (com 1.090 metros), Monte Bela Vista (com 850 metros) e Monte Morro da Onça, atual Morro da Cruz (com 525 metros de altitude).
As cruzes foram significativas para comemorar a passagem do século XIX para o século XX. O local possui belíssima vista panorâmica. O local é aberto ao público diariamente. Contatos podem ser feitos através dos telefones: (48) 3267-0127 ou (48) 9644-4052.
Situado em região privilegiada, cercada pela mata Atlântica e aos pés do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, o museu expõe mais de 5 mil peças, dentre estas: museu e mercado de pulgas, história do museu, família Orsi e Speranzini, engenho de farinha de mandioca, casa do colono, casa do rádio, entre outros.
O espaço abre de terça a domingo das 8h às 17h (sem fechar para almoço). O valor da entrada é de R$ 15 por pessoa. Grupos com mais de 60 estudantes o valor fica R$ 7,50.
Contatos através do e-mail: pousada@pousadacantinaitaliana.com.br, site: www.pousadacantinaitaliana.com.br/museu-da-cultura-italiana-nova-trento-sc ou telefone: (48) 3267-0028.
Quem vai a Nova Trento não pode deixar de provar e comprar os deliciosos produtos caseiros, como queijos e embutidos, sucos de uva, mel, frutas, cachaça e o delicioso vinho. Além disso, os restaurantes trazem o melhor da culinária típica italiana.
Confira alguns locais:
Salamanca é uma das primeiras construções realizadas pelos trentinos em Nova Trento. Em 1875 chegaram os primeiros imigrantes e logo iniciaram a construção. Salamanca, localizada na Rua Santo Inácio, 73, esquina com a Rua Marechal Deodoro, no centro de Nova Trento, em 1880 já estava em condições de ser habitada, faltando na época, a conclusão do assoalho e as divisões internas.
Construída pela família Trainotti, foi alugada para funcionamento de uma pensão, com quartos para alugar e como casa de diversão para realização de bailes. Madre Paulina, necessitando de espaço, alugou a casa para o desenvolvimento da catequese, da assistência aos doentes, aceitação de órfãs e senhoras idosas sem teto e deficientes físicos, conseguindo assim um melhor uso do casarão.
O Espaço Saúde é o lugar perfeito para estar se você quiser limpar e recarregar seu corpo, mente e espírito. Milla é a diretora do Centro de Vida Saudável. Os hóspedes desfrutam de um fabuloso programa terapêutico de limpeza e saúde de 3-6-10, 15 e 21 dias com Milla e seu esposo.
Enquanto estiver no Espaço Saúde, você será orientado a cuidar da sua saúde enquanto simultaneamente limpa os canais de eliminação do corpo. Aqui você também aprenderá sobre as leis naturais da saúde de Deus, e da Bíblia, para a prevenção e cura de doenças. Uma obrigação para manter o seu bem-estar.