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Nova geração de costureiras de Brusque aposta nas redes sociais para divulgar seus trabalhos

Fotos das peças publicadas no Instagram atraem interessadas de todo o estado

As redes sociais se transformaram em uma ferramenta essencial para divulgação de marcas, produtos e serviços. Para micros e pequenos empresários, esta forma de comunicação se tornou ainda mais importante, já que, na maioria das vezes, é por esses canais que eles conseguem atingir o seu público.

No segmento de confecção, o Instagram – rede social de compartilhamento de fotos – é o que mais está fazendo sucesso. Muitas jovens têm aproveitado o talento na costura e a vocação da cidade para a moda para empreender, contando com o auxílio da rede social.

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Fernanda Meyer, 24 anos, é moradora do bairro Águas Claras e vive da venda das peças que confecciona, tanto na pequena loja montada em casa quanto no Instagram. Ela começou a costurar com 14 anos, já que a família trabalhava com facção.

Aos 20 anos, começou a fazer algumas peças básicas e teve a ideia de vendê-las. A aposta deu certo e, em pouco tempo, viu o negócio dar certo. Há dois anos e meio, porém, decidiu fazer a divulgação das suas criações em sua conta no Instagram.

Com isso, viu o número de clientes aumentar significativamente, inclusive, atraindo compradores de outras cidades, tanto no atacado quanto no varejo.

“A minha principal forma de divulgação hoje é o Instagram. Foi a melhor coisa que eu fiz. Tenho muitas clientes de Balneário Camboriú, Itajaí, Nova Trento, Canelinha que eu conquistei pela rede social”, diz.

As produções de Fernanda são mais básicas, por este motivo, ela consegue manter os preços mais acessíveis. Geralmente em sua conta, ela posta fotos usando os modelos que produz. Também divulga fotos de suas clientes.

Além de servir como forma de divulgação de seu trabalho, a costureira também utiliza a rede social para seguir as tendências de moda e buscar inspiração para suas criações.

“Sempre fico de olho no Instagram para poder trazer para minhas clientes as principais tendências. Manter a conta sempre movimentada é muito importante para conquistar mais público.”

Formada em moda, Adrielle Marquetti, 23 anos, também viu no Instagram uma forma de divulgar o seu trabalho. Ela produz roupas sob medida, principalmente vestidos de festa, e há quatro meses criou a conta na rede social para conquistar mais clientes.

“Eu saí do emprego fixo para trabalhar no meu negócio e precisava aumentar as clientes e ter também um histórico das minhas produções. Quem vinha procurar meu trabalho por indicação sempre perguntava se eu tinha Instagram para ver meus trabalhos anteriores”, diz.

Quatro meses depois da criação da conta, Adrielle destaca que pelo menos 50% das clientes chegam até ela pela rede social. “Pra mim, o Instagram tem sido fundamental e hoje é o meu foco. Tenho tido bastante resultado, mesmo sendo recém-criado”, afirma.

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Adrielle já pensa, inclusive, em profissionalizar suas postagens com o objetivo de atrair ainda mais seguidoras e potenciais clientes. Atualmente, as publicações na conta são focadas em mostrar as clientes utilizando os modelos confeccionados pelo ateliê. “Estamos bem recentes no Instagram, mas com resultados muito positivos, por isso, já penso em contratar um profissional do marketing para padronizar e aumentar o nosso alcance”, destaca.

Também foi por meio do Instagram que Francielle Kistenmacher, 25 anos, lançou sua marca, a MariOlinda, há menos de um ano. Formada em Design de Moda, ela sempre quis ter sua própria marca e, com a rede social, tem conseguido clientes.

Francielle faz o desenvolvimento das peças e a compra da matéria-prima, e recebe a ajuda da mãe e da tia para a produção das roupas. Com a confecção na própria casa, ela destaca que o Instagram é uma das suas principais ferramentas.

“A marca começou a ser divulgada pelo Instagram. Só agora que consegui lançar o site, mas tudo sempre foi feito pela rede social. Nossas primeiras vendas foram possíveis por causa disso”, diz.

A empresária afirma que tenta fazer, pelo menos, uma postagem por dia na conta da loja, e tem apostado também nos stories – ferramenta do Instagram que possibilita aos usuários a criação de vídeos curtos, que desaparecem depois de 24 horas de sua publicação. “Queria poder me dedicar ainda mais, fazer mais postagens, mas tento todo dia publicar algo novo. Hoje, eu vejo que os stories tem mais visibilidade e estão dando muito retorno.”

Com a divulgação das peças na rede social, Francielle já conseguiu fechar negócios, tanto no atacado quanto no varejo, com clientes de Florianópolis, Blumenau e região. “É um grande canal de vendas e uma vitrine para a marca”.