No centenário de Raul Schaefer, conheça a história do fundador do jornal O Município
Ele também foi o fundador da Rádio Araguaia, a sétima emissora de Santa Catarina
Ele também foi o fundador da Rádio Araguaia, a sétima emissora de Santa Catarina
Nascido em Brusque em 9 de fevereiro de 1920, Raul Schaefer, fundador do jornal O Município, completaria 100 anos em 2020. Filho de Otto e Anna Maria Schaefer, ele sempre participou intensamente da vida comunitária e deixou um grande legado no município, principalmente na comunicação.
Desde cedo, Otto Schaefer sempre acreditou no potencial do filho, por isso, colocou-o no Colégio Santo Antônio, em Blumenau, onde em 1937 concluiu o Curso de Humanidades.
Dali, Raul seguiu para Curitiba e pela Academia de Comércio do Paraná foi titulado Perito Contador. Em tempos de guerra, por concurso, ele ingressou, em 1939, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, tendo servido em missões especiais em Castro e Guarapuava, no Paraná, deixando o Exército como Oficial da Reserva – Arma da Cavalaria.
Ele também cursou Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atuou intensamente nas mobilizações pela redemocratização do Brasil e no combate ao nazi-fascismo, participando da fundação do Partido Acadêmico Progressista. Também foi eleito presidente do Centro Acadêmico. Formou-se em 1945, sendo orador da turma, e começou a advogar em Brusque.
“Sua formação jurídica, intelectual e cultural, aliada ao dom da oratória e da boa escrita, permitiu-lhe, não só o bom exercício da advocacia, como aos 27 anos ser eleito deputado estadual constituinte (1947 – 1951) e ocupar a função de secretário da Grande Comissão que elaborou o projeto de Constituição do estado”, lembra Ana Maria Schaefer Ferreira de Mello, primogênita de Raul.
O brusquense também atuou como sub-chefe da Casa Civil no governo de Celso Ramos. Na função, cabia-lhe a análise e preparo de atos legislativos no âmbito do poder Executivo, como projetos de lei, vetos, sanção, decretos, além da interface política e de integração com municípios.
Com vasto conhecimento nos ramos do Direito Administrativo e do Funcionário, Financeiro e Municipal, foi membro do Corpo Especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, convocado, exerceu por mais de 15 anos ininterruptos a função de Conselheiro do Tribunal.
Raul Schaefer também revelou-se um empreendedor social. Foi o fundador da primeira rádio de Brusque e a sétima de Santa Catarina, a Rádio Araguaia, em 6 de setembro de 1946.
Já em 1954, fundou, ao lado de Guilherme Renaux, o semanário O Município, onde foi diretor por muitos anos.
“Uma ideia…uma vontada…Difundimos a idéia. Ela encontrou receptividade. Fundar um jornal, era a idéia. Ter oficinas próprias, era a vontade. Fundamos o jornal e temos oficinas próprias, graças ao apoio decidido e firme, que nos foi dado por pessoas amantes do progresso desta terra”, publicou em editorial na primeira edição do jornal O Município (a grafia da época foi preservada neste techo, assim como no seguinte).
“Este fato, todavia, não bastava. Tínhamos de batisar o jornal que estava no nascedoiro e, além de tudo, impremir-lhe uma diretriz acertada, justa e correta. Assim veio à lume o “O Município”, porque está fadado, a constituir-se um batalhador incansável em pról do engrandecimento de Brusque. Nós o queremos assim, lutando pelas boas causas. Foi com este intuito que o fundamos. Nós o queremos ao lado da justiça, pugnando a favor do povo brusquense. Criticando, o que critica merecer. Evidenciando o bem que se fizer”, destacou na edição impressa que circulou no dia 26 de junho de 1954.
O diretor do jornal O Município, Cláudio José Schlindwein, classifica Raul Schaefer como um visionário. “Entre tantas iniciativas, a fundação do jornal foi emblemática. Foi uma semente plantada em terra boa, cultivada pela nossa comunidade, que cresceu e dá frutos até hoje, alimentando com conhecimento, informação e entretenimento os leitores”.
Raul também exerceu o magistério. Ele foi um dos fundadores da Escola Técnica de Comércio São Luiz e durante 12 anos, até seu falecimento, fez parte da Direção Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).
Casado com Lúcia Gartner, teve cinco filhos: Ana Maria, Vera Lúcia, Raul, Oto e Rodrigo. Raul Schaefer faleceu em 16 de julho de 1980, aos 60 anos, em Florianópolis.
“Meu pai foi um homem culto, de agradável conversa, tratava muito bem todas as pessoas a sua volta, independente do nível de renda ou da escolaridade. Tinha um espírito conciliador e sempre disponível para ajudar e para ensinar. Não buscava ganhos materiais. Foi coerente com seus sonhos da juventude e soube viver a serviço da sociedade”, finaliza Ana Maria.