Museu Virtual: Patrimônio Imaterial de Brusque e Região lançará plataforma nesta quinta-feira
Evento gratuito ocorrerá na Casa de Brusque
Evento gratuito ocorrerá na Casa de Brusque
Nesta quinta-feira, 17, será lançado o Museu Virtual Imaterial de Brusque e Região, selando a conclusão da segunda edição do projeto cultural, Vozes e Memória, idealizado pela artista brusquense Lieza Neves.
O lançamento oficial ocorrerá de forma presencial, no Museu Casa de Brusque, após a última sessão da temporada do espetáculo de narração de histórias Vozes e Memória, que terá início às 19h.
A entrada é gratuita e não há restrição de faixa-etária, embora sejam direcionados ao público a partir de 14 anos.
No site vozesememoria.com, é possível acessar o conteúdo já publicado no site, produto da pesquisa sobre a oralidade que Lieza desenvolve desde 2019.
Esse espaço evoluiu para um museu virtual, e será atualizado com o conteúdo escrito de entrevistas conduzidas pela artista com moradores de Brusque, Guabiruba e Botuverá que vivem há mais de 60 anos nesses municípios.
O material será organizado em quatro temáticas: Causos, Tradições, Personagens e Sabores.
Esses mesmos tópicos orientaram a produção de quatro vídeos inéditos publicados no canal do projeto no Youtube. A proposta, explica Lieza, é “disseminar conhecimento histórico de forma metafórica e lúdica, por meio do fazer artístico”.
O projeto Vozes e Memória foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2022, e é executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
14/08 (segunda-feira) – 15h30 – Fundação Cultural de Guabiruba
16/08 (quarta-feira) – 19h – Centro de Convivência de Botuverá
17/08 (quinta-feira) – 19h – Museu Casa de Brusque; seguida do lançamento do Museu Virtual do Patrimônio Imaterial.
Na sexta-feira, 18, o projeto Vozes e Memória oferece uma aula online exclusiva para professores, intitulada “Explorando o Patrimônio Imaterial em Sala de Aula”. A ação acontece das 19h às 21h. As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail vozesememoria@gmail.com.
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: