Municípios elegem conselheiros tutelares
Eleição do Conselho Tutelar aconteceu neste domingo, 4, em todos os municípios brasileiros
Aconteceu durante todo o domingo, 4, a eleição do conselho tutelar em todos os municípios brasileiros. Em Brusque, aproximadamente 4 mil eleitores participaram, em Botuverá foram quase 800 e, Guabiruba, acredita-se que havia superado os 380 votantes da última eleição.
Além da comissão eleitoral de cada município, o Ministério Público também fiscalizou os locais de votação. A promotora de Justiça, Fernanda Vailati, conta que as eleições nos três municípios da região ocorreram com tranquilidade e nenhuma alteração foi registrada. “Até o fim do dia deveremos ter os resultados preliminares. Porém, a publicação oficial acontecerá durante a semana, de acordo com cada cidade”, informa.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Eduardo Maestri, diz que o fato de a eleição se tornar nacional, ajudou bastante a atrair mais eleitores para as urnas. “É uma maneira de a população poder escolher os representantes que atenderão a população mais necessitada, que seriam as crianças e adolescentes. Por isso, nada melhor do que eleger pessoas capacitadas para esse cargo”, comenta.
Para Maestri, o aumento do público votante é o reflexo da maior divulgação realizada neste ano. “É muito recente essas mudanças, até mesmo pelo fato do voto não ser obrigatório, muitos não se interessam. Mas este ano conseguimos dobrar os eleitores”, diz. Ele destaca ainda a participação dos voluntários que trabalharam durante todo o dia. “Foram membros do conselho da Criança e do Adolescente e também servidores públicos. Merecem os parabéns por todo esforço e dedicação que tiveram”, elogia.
Em Guabiruba, a coordenadora do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Helena Cristina da Silva, ficou bastante surpresa com a quantidade de eleitores. “Tivemos fila durante todo o dia. Acredito que isto se deva ao número maior de candidatos e a maior divulgação por parte do conselho de direitos”, afirma.
Helena conta que as duas urnas que ficaram na Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, foram abertas simultaneamente. A contagem de votos ocorreu no mesmo local de votação.