Multidão acompanha desfile de abertura e a sangria do primeiro barril da 33ª Fenarreco
Neste ano, mais de 90 grupos desfilaram na avenida Cônsul Carlos Renaux
Neste ano, mais de 90 grupos desfilaram na avenida Cônsul Carlos Renaux
O colorido dos trajes típicos germânicos invadiu a avenida Cônsul Carlos Renaux na noite desta quinta-feira, 4, para o tradicional desfile que marca a abertura da 33ª Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco.
Jovens, crianças, adultos e idosos tiraram os trajes de Frida e Fritz do armário para dar as boas-vindas para a principal festa da cidade que segue até o dia 14 de outubro, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Galerias de fotos:
Confira quem passou pelo desfile
Veja como foi a sangria do primeiro barril
Neste ano, o trajeto do desfile foi invertido e seguiu o fluxo do trânsito: da ponte estaiada Irineu Bornhausen até a Casas Bahia. De acordo com estimativas da organização, em torno de 15 mil pessoas acompanharam o desfile.
O prefeito e o vice, Jonas Paegle e Ari Vequi, vereadores e outras autoridades prestigiaram o desfile, que durou cerca de 1 hora e meia. Mais de 90 grupos participaram do desfile e esbanjaram alegria e muita vontade de festejar.
Pipimóvel e cervejaria móvel
O grupo Oktobergrup, de Blumenau, participou pela segunda vez do desfile da Fenarreco neste ano. Os amigos trouxeram para a avenida o Pipimóvel e a cervejaria móvel.
Os carros, idealizados por Fritz Kraft, 82 anos, divertiram o público que acompanhava o desfile. A cervejaria móvel foi idealizada há cinco anos e foi feita a partir de uma Caravan 1980. No carro que transporta uma verdadeira choperia, há capacidade para até 50 litros de chope. “O carro é uma criação minha e foi um quebra-cabeça pra fazer. Ele fica montado o ano todo e faz a alegria do grupo e de todos que tem a oportunidade de conhecê-lo”, diz.
Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco
Fritz Kraft também levou para a avenida o seu pipimóvel. O carro é um verdadeiro banheiro e foi idealizado há 15 anos. A ideia surgiu porque o grupo sentia a necessidade de ter um banheiro próximo durante os desfiles da Oktoberfest, de Blumenau. “Ele funciona mesmo. O pessoal do nosso grupo usa direto. Tem o espaço para as mulheres e para os homens”.
Wurst Wagen
Pelo terceiro ano, o Wurst Wagen – em português, carro da linguiça – desfilou na abertura da Fenarreco. O carro é de Blumenau e já é bastante tradicional nos desfiles da Oktoberfest.
A alegoria foi criada por seis amigos que sentiram a necessidade de fazer algo diferente nos desfiles da Oktoberfest. “Começou com uma lambreta pequena e foi evoluindo, hoje tem todo o aparelho de DJ, chopeira e o espaço do defumador das linguiças”, diz o vice-presidente do grupo, Denny André Mello.
O grupo com 30 pessoas distribuiu 150 litros de chope na avenida e mais 300 mini-linguiças.
Música na avenida
Entre as várias bandas que desfilaram estava a Free Chopp, de Blumenau. Com seis integrantes, a banda será uma que animará a festa nos próximos dias. Este é o quarto ano que a banda desfila na Fenarreco.
Para a avenida, o grupo apresentou músicas tradicionais germânicas com o bandoneon, dois trompetes, acordeon e trombone. “A Fenarreco é uma festa muito especial. Adoramos participar do desfile. O público é muito animado, o que nos motiva ainda mais”, diz o idealizador da banda, William Hadlich.
Trupp da MAF
O carro que fechou o desfile foi o da Trupp da MAF, da Mecânica Aires Fischer, que contou com a presença do fundador da empresa. Os brusquenses divertiram o público com o Bikemaf, o Bootmaf e o Aeromaf. Neste ano, o novo integrante do grupo foi a réplica de um Bugatti 1935, que foi todo customizado para o desfile e encantou a plateia.
EIN PROSIT!
Sangria do primeiro barril abre oficialmente a festa
Após o desfile na noite desta quinta-feira, o público foi até o pavilhão para acompanhar a sangria do primeiro barril de chope e, assim, dar início oficialmente a 33ª Fenarreco.
O prefeito Jonas Pagle e o vice Ari Vequi fizeram as honras da casa e serviram os primeiros copos de chope.
Em seu discurso, Paegle ressaltou a reforma do pavilhão. “Em 29 anos, esta foi a primeira reforma de qualidade realizada aqui. O telhado foi todo trocado, com nova acústico. Está muito bonito”, diz.
Vequi também destacou a reforma, que foi realizada em parceria com o governo do estado. “Foram R$ 450 mil repassados para a obra que dará mais qualidade para nossa festa e nos proporcionará bem receber a comunidade e os turistas”.
Após os discursos, as autoridades fizeram o primeiro brinde e distribuíram chope para o público que acompanhou a solenidade. Depois da cerimônia, a Banda Champagne foi a responsável pelo primeiro show da Fenarreco 2018 no piso superior do pavilhão.