A interdição de João Gilberto!
Em um tempo de notícias absurdas, é difícil que uma notícia chame a atenção… por ser absurda. A filha do inventor da bossa nova, Bebel Gilberto, se viu obrigada a entrar na justiça para pedir a intervenção do pai, antes que ele chegasse ao ponto de viver em situação de miserabilidade.
Isso por conta de decisões financeiras catastróficas – como o empréstimo bancário milionário em que a garantia era nada menos do que o patrimônio cultural dos direitos de seus quatro primeiros discos, sim, aqueles que estruturaram o gênero musical que o mundo inteiro respeita.
João Gilberto tem 86 anos e uma longa fama de ter vivido somente para a música. Segundo seus filhos mais velhos, a responsável pelas negociações que podem levar o músico a perder seu apartamento foram feitas pela sua esposa atual, que está “o sangrando até secar“, conforme análise do primogênito João Marcelo.
Não é uma história inédita. Mas é triste. Ainda mais que o gênio não está mais com suas faculdades mentais intactas. Ele merecia um final de vida com paz, conforto… e música. Torcemos para que tudo isso tenha um final o mais próximo do que se poderia chamar de feliz.
R.I.P. Malcolm Young!
O sábado trouxe outra notícia triste: a morte do guitarrista e cofundador do AC/DC. Malcolm Young tinha 64 anos e estava afastado da banda desde 2014 por questões de saúde: o músico sofria de demência.
Morreu menos de um mês depois de seu irmão, o também guitarrista e produtor George Young (membro do Easybeats e produtor da própria banda dos irmãos).
O universo de fãs do metal está em luto fechado.
O estado crítico de David Cassidy!
Hoje estamos com uma coleção de exclamações horríveis. Sorry.
O site TMZ, aquele que sempre dá primeiro as mortes dos famosos, noticia que o estado do eterno cantor da Família Do-Ré-Mi é crítico. Ele teve que ser internado às pressas há alguns dias, com falência dos órgãos.
E pensar que em fevereiro passado a gente trouxe para cá a notícia de que ele estava se aposentando dos palcos, por conta (também!) do diagnóstico de demência. David Cassidy tem 67 anos e, na época, declarou que já esperava que isso acontecesse, porque a mãe havia morrido com a mesma doença. E completou: “eu sou um dos humanos afortunados que tem tido uma vida inteira para viver seus sonhos“.
Claro que não tem como não imaginar que o quadro atual seja irreversível, mas também não precisamos adiantar as coisas: a Wikipedia já passou a régua na vida do ídolo teen e colocou a data de sua morte no dia 19 de novembro. Uurubus colaborativos…
Charles Manson!
Mais um “famoso” (soa errado colocar um assassino como ele no mesmo patamar de músicos que fizeram a alegria de várias gerações, não soa?) foi internado em estado crítico. O mentor da chacina que matou, entre outros, a atriz (grávida) Sharon Tate, o assassino mais icônico do século XX, aos 83 anos e ainda cumprindo pena, ele foi internado em Los Angeles. Morreu nesta madrugada, de domingo para segunda.
Cínicos dizem que a notícia pode ser apenas mais uma peça na divulgação do novo filme de Quentin Tarantino, que conta a história de Manson. Mas é claro que isso é uma piadinha sem graça.
Sintomaticamente, a mídia não usou a expressão R.I.P. para anunciar a morte dele. É unânime que ele não merece descansar em paz.
A boca grande de Morrissey!
E não é que o ex-líder dos Smiths voltou a falar bobagem? Desta vez ele resolveu problematizar a onda de acusações de assédio sexual. Em uma entrevista para a versão online da publicação alemã Spiegel, centrada no lançamento de seu novo disco, ele resolveu confundir as coisas. A tradução é do site Tenho Mais Discos Que Amigos:
“Qualquer pessoa que já disse um ‘eu gosto de você’ está subitamente sendo acusada de assédio sexual. Você precisa mencionar essas coisas em relações certas. Se eu não posso dizer a nenhuma pessoa que eu gosto dela, como que ela vai saber? Claro, existem casos extremos: estupro é nojento, qualquer tipo de ataque físico é repulsivo. Mas nós precisamos ver isso em termos relativos. De outra forma, qualquer pessoa nesse planeta é culpada.”
Cáspite.
Os 10 anos do Kindle!
Mudando para assuntos mais levinhos, que tal comemorar os 10 anos do lançamento da primeira versão do e-reader da Amazon? Pois é, já se passou uma década desde o advento do Kindle e todas as suas facilidades.
Nesse tempo, tanto a morte do livro físico quanto a própria morte do leitor eletrônico já foram anunciadas várias vezes. E nada disso aconteceu. O que a gente nota é uma acomodação de mercado, em que o e-book não dominou o mundo, mas ganhou seu espaço, enquanto o livro de papel continua sendo muito mais atrativo “enquanto” objeto, especialmente quando o livro capricha nas fotos e ilustrações.
Mesmo que o projeto de leitura infantil do Itaú tenha, este ano, aderido à versão digital… convenhamos que não existe nada mais incrível do que um bom livro infantil, para levar as crianças ao universo da imaginação.
Vida longa aos livros e os e-books!
Os Incríveis 2!
E por falar em crianças… essa é para elas. E para nós, é claro.
Ainda não se trata de um trailer, mas de um teaser. A grande diferença? No teaser, a gente ainda não tem contato com trechos da história do filme. É o primeiro teaser da animação Os Incríveis 2, a continuação da saga da família de super-heróis aposentada que aprendemos a amar em 2004.
O filme estreia em junho do ano que vem. Finalmente!