Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

MP-SC ingressa com ação para garantir UTI neonatal e pediátrica em toda Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

MP-SC ingressa com ação para garantir UTI neonatal e pediátrica em toda Santa Catarina

Raul Sartori

Vai ou racha
Presença há semanas no noticiário, a falta de UTIs neonatal e pediátrica em todo o Estado teve novo desdobramento ontem: o Ministério Público ingressou na Justiça com ação civil com pedido liminar para garantir o atendimento imediato, ou no prazo máximo de 12 horas a contar do pedido médico, de todas as solicitações de leitos para crianças e adolescentes na rede pública, inclusive com a aquisição de vagas na rede privada de saúde, se necessário. O caso é o grande nó da administração do governador Carlos Moisés.

Por cima
Polêmica no Legislativo estadual antes do recesso: o deputado Sargento Lima pediu a instauração de processo disciplinar contra os colegas Milton Hobus (PSD), Padre Pedro Baldissera e Fabiano da Luz, ambos do PT, que por conta das funções que ocupam teriam descumprido o Regimento Interno da Casa sobrestando continuadamente o projeto de lei 0197.7, de 2019, que revoga o título de Cidadão Catarinense do ex-presidente Lula.

Emenda bilionária
A aprovação de um destaque de autoria da deputada federal Ângela Amin (PP-SC), anteontem, no Congresso Nacional, evitou que a fábula de R$ 2,5 bilhões fosse retirada do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico. Assim, vários projetos ficam mantidos, inclusive os em andamento. Além disso há a possibilidade de se ter novas pesquisas. SC acaba ganhando também porque tem polo tecnológico em contínua expansão.

Mobilização
A Operação “60 Segundos”, para desarticular organização criminosa que furtava carros de luxo em SC, com cumprimento de 26 mandados de prisão e 60 mandados de busca e apreensão em 11 cidades nas regiões do Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis chamou a atenção pela sua dimensão: envolveu mais de 360 agentes da Polícias Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Científica de SC.

Vítimas de crimes
Lançado em fevereiro, o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes, do Ministério Público de SC, se revelou utilíssimo: fechou nesta semana a primeira centena de atendimentos. Ele evita o terrível sofrimento às pessoas atingidas pela violência e criminalidade de ir de porta em porta nas repartições públicas até encontrar o serviço que necessitam. Funciona a partir da parceria de várias instituições. Detalhe: dos 100 atendimentos que a rede realizou, 95 deles foram prestados a mulheres.

Abate-se
Os ambientalistas vão adorar. Na Assembleia Legislativa foi admitido projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL), que altera o Código Estadual de Proteção aos Animais para incluir o abate de animais da espécie leão-baio na condição de infração gravíssima.

Trabalho
Mais uma desse país da piada pronta: jovens com 16 anos podem votar mas só quando fizerem 21 é que poderão trabalhar como mototaxista, motoboy ou motofretista. Agora um projeto na Câmara dos Deputados propõe a redução de 21 para 18 anos. A barreira atual é um absurdo, não só por vedar a entrada no setor mas por menosprezar o potencial laboral dos jovens brasileiros, dos quais milhões estão sem emprego.

Plantonista
Uma particularidade quanto ao brioso Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, que nesta semana festejou 130 anos: o prefeito da cidade, Adriano Silva (Novo), é bombeiro voluntário e trabalha nos plantões regularmente.

Cozinha
O reconhecimento de Florianópolis como Cidade Unesco da Gastronomia, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, ganha um reforço, com a chegada neste mês, na vizinha São José, da Chef Gourmet, uma escola especializada em alta gastronomia. A franquia, que surgiu em Jaraguá do Sul, já está em 70 cidades do país.

Precisava?
As pessoas simpáticas ou não a Lula, fazem a pergunta: Precisava disso? É que nos dois dias em que passou em Brasília para contatos políticos, nesta semana, ele se hospedou na melhor suíte presidencial do hotel de luxo Meliá. Com 183 m2, o espaço é reservado na internet por uma diária de R$ 6 mil.

Rock? Já foi
O Ecad listou as 10 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras nos últimos 13 anos e o rock nacional levou uma surra. Nenhuma está naquele ranking. Com uma ou outra exceção, quase tudo é dominado pelo gênero sertanejo, de gosto questionável.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo