Motoristas de aplicativos fazem paralisação em Brusque; entenda os motivos
Motoristas reivindicam melhores tarifas dos aplicativos
Mais de 80 motoristas dos aplicativos da Uber e 99 realizaram uma paralisação solicitando melhores tarifas nesta terça-feira, 3, no pavilhão da Fenarreco, em Brusque.
Segundo o organizador Mário Sérgio Pacheco, que também representa a Associação dos Motoristas de Santa Catarina (Amasc), a paralisação teve início as 8h30 e foi encerrada às 16h30.
De acordo com Pacheco, as tarifas da Uber não sofreram aumento desde 2016, quando custava 6,75 de taxa e atualmente é de 5,42. “Nós sofremos aumentos de combustível, manutenção, o valor dos carros e não houve reajustes”, ressalta.
Ele explica que até 2019, os motoristas pagavam o valor de 25% fixo para o Uber e atualmente, a Uber utiliza um modelo variável, onde os motoristas chegam a pagar até 45% por corrida.
Segundo Pacheco, os motoristas tem utilizado outros aplicativos nacionais em Brusque, Rota 77, 7Go e Garupa, que possuem taxas menores. Porém, ele destaca que as empresas nacionais não conseguem competir o preço da corrida com o Uber e 99.
Ele informou que Brusque tem em média 300 motoristas de aplicativo, e por conta da pandemia,o número deve estar mais alto. “O meu receio é que o nosso serviço se torne banal e que os trabalhadores não consigam pagar as taxas e as exigências das plataformas”, finaliza.