Moradores reclamam que imóvel interditado no Águas Claras ainda recebe materiais

Vigilância Sanitária esteve no local e disse que responsáveis estão apenas limpando o local

Moradores entraram em contato com o jornal O Município para relatar que o imóvel no bairro Águas Claras interditado na quinta-feira, 10, pela Vigilância Sanitária de Brusque ainda está recebendo materiais recicláveis.

Leitor/Divulgação

Depois da interdição, os responsáveis pelo local ficaram proibidos de receber mais materiais porque para que o estabelecimento funcione é preciso atender algumas exigências, como providenciar a cobertura da área utilizada como depósito, realizar o controle de pragas, instalar sistema de fossa e filtro e fazer o controle de pragas.

O coordenador do departamento, Gilberto Silveira, informou que na manhã desta quinta-feira, 16, a equipe esteve no local juntamente com a Polícia Militar. Segundo ele, a denúncia não procede pois o que está acontecendo é a retirada dos materiais.

Leitor/Divulgação

Silveira destaca que pelo grande volume de lixo a limpeza vai demorar e durante este período será feito o monitoramento. Durante a fiscalização nesta quinta, foi reiterada a proibição do recebimento de materiais e os responsáveis foram alertados de que a vigilância está monitorando.

Caso a atividade continue a ser realizada de forma indevida, a vigilância tomará outras medidas como enviar denúncia ao Ministério Público.

Entenda o caso

O local era monitorado pelas equipes de fiscalização há mais de um ano e o responsável foi notificado diversas vezes para que tomasse medidas preventivas. No entanto, ele não acatou aos pedidos.

Local foi interditado no dia 10 de janeiro / Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

As notificações eram principalmente por conta do acúmulo de entulhos, que que poderiam serem propícios a criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

O bairro Águas Claras está no raio de ação preventiva da prefeitura, por se tratar de uma área com incidência de criadouros de larvas do mosquito.

Como denunciar

Denúncias de locais com acúmulos de sucatas ao céu aberto podem ser denunciados para a Vigilância Sanitária pelo telefone da ouvidoria da prefeitura – 156, ou ainda pelo portal brusque.g-visa.com.br.

Dê o play abaixo e ouça o podcast Aquecimento Catarinão 2020, com tudo o que você precisa saber sobre o estadual!

Aguarde alguns poucos segundos para carregar.