X
X

Buscar

Moradores cobram ação de operadora por causa de fios caídos no bairro Limeira Alta

Situação ocorre há cerca de dois anos e população é quem estica a fiação

Moradores do bairro Limeira Alta estão reclamando de fios caídos da Operadora Oi. A situação acontece há cerca de dois anos, em uma rua não regularizada. A queda dos fios acontece principalmente quando há ventanias.

A fiação está caída em uma extensão de quase 200 metros. Na entrada da rua há um poste, sendo o próximo uns 70 metros à frente. Praticamente todos os fios ligados entre os dois estão frouxos, encostando inclusive na cerca do terreno.

Foto: Brenda Pereira

Após esse trecho, há uma fiação que passa pelo meio da rua. “Semana passada estava tudo no chão”, diz Luis Carlos Vilamoski, morador do bairro há cinco anos.

Foto: Brenda Pereira

Na quinta-feira, 16, os moradores esticaram os fios, que quando caem atrapalham o trânsito. Vilamoski conta que já aconteceu de uma passageira do ônibus ter que descer para ajudar a esticar o fio e o veículo poder passar.

Segundo a Lei Complementar 241/2015, que normatiza a instalação de fiação e cabeamento nos postes de Brusque por parte das empresas de telefonia e TV por assinatura, não é permitido o cruzamento de cabos ou fios em diagonal sobre os entroncamentos de vias públicas.

Além disso, após a notificação o serviço deve ser restabelecido dentro de 24h e as instalações e equipamentos devem ser adequados em até 72h.

O descumprimento da lei acarreta em multa no valor de R$ 2 mil com correção dos tributos municipais, devendo ser dobrada em casos de reincidência.

Solução

Os moradores já entraram em contato com a Oi para consertar, mas sem sucesso. Vilamoski relata que quando os técnicos vão até o local, só esticam o fio que estão consertando, deixando os demais como estão.

Para que os fios não caiam mais, teria que ser colocado um poste entre a extensão da fiação. O morador diz que procurou a Prefeitura de Brusque para que um poste seja colocado, mas o informaram que seria necessário fazer um abaixo-assinado.

Além dessa situação, a rua também não é regularizada. O morador diz que já solicitou a regularização, mas não obteve sucesso. Por conta disso, o serviço dos Correios, por exemplo, não passa na via.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), pasta responsável por regular as vias e também pela fiscalização dos fios caídos, mas a servidora do setor de Controle Urbano, Jiane Mara de Melo Heil, informou não conhecer o caso.

A fiscalização de fios caídos também é de responsabilidade do Procon. No entanto, os moradores não denunciaram o ocorrido ao setor.

O Município entrou em contato com a operadora Oi mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.