Moradora de Brusque cria vaquinha para custear transplante de fígado do filho
Vicente tem 8 meses e sofre de atresia de vias biliares
Vicente tem 8 meses e sofre de atresia de vias biliares
Joice Babinski, mãe do menino Vicente, de 8 meses de idade, que sofre de atresia de vias biliares, está realizando uma vaquinha para custear o transplante de fígado do filho.
Moradora do bairro Azambuja, ela vai para Porto Alegre fazer o tratamento do menino, e precisa arrecadar R$ 8 mil, que serão utilizados para as despesas médicas e de permanência na capital gaúcha.
Com 40 dias de vida, Vicente teve um quadro de bronquite e foi internado no Hospital Azambuja. No dia seguinte, ele teve uma parada cardiorrespiratória e foi encaminhado para a UTI em Blumenau, no Hospital Santo Antônio.
Após 10 dias entubado e mais 10 para alta e desmame dos remédios, ele apresentou sintomas como olhos amarelos e fezes totalmente brancas. Sua pediatra o encaminhou novamente ao Hospital Azambuja, onde, após os exames, foi constatada uma infecção urinária.
Ele ficou 14 dias tomando antibióticos, e fez três ultrassons para ver se o fígado estava com aumento. Nada apareceu.
Três pedidos de encaminhamento para Florianópolis foram negados por não haver piora no quadro dele. A mãe conta que ele recebeu alta com a desconfiança de hepatite medicamentosa.
Pela demora com o encaminhamento para um gastropediatra fora da cidade, pois em Brusque não há, Joice fez uma vaquinha para custear o valor das consultas e ida até Florianópolis.
De lá, ele foi encaminhado para o Hospital Joana de Gusmão, onde ficou mais 20 dias. Até que o diagnóstico chegou e ele foi encaminhado para a Santa Casa de Porto Alegre, pois não é feito transplante em Santa Catarina.
Os dois ficaram uma semana em Porto Alegre até o diagnóstico ser confirmado. O tio paterno de Vicente tentou ser doador, mas não conseguiu. Por conta disso, Vicente está na fila para receber um fígado de doadores mortos.
Joice deixou um outro filho de 2 anos aos cuidados dos avós para poder morar sozinha com Vicente por recomendação médica, para não contrair nenhuma infecção. A vaquinha é para ajudar nos custos de moradia e alimentação. Eles se mudam nesta segunda-feira, 13 de fevereiro.
Para ajudar na vaquinha, clique aqui. Também é possível contribuir pela chave Pix 3465153@vakinha.com.br
– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação