Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mesmo sem transporte de passageiros, taxa de fiscalização volta a ser cobrada em SC

Fúria arrecadadora
Está aí um típico caso de fúria arrecadadora do poder público. Não houve transporte intermunicipal e interestadual de passageiros desde março, mas a taxa de fiscalização do transporte, sustada em abril, retornou para pagamento em novembro em SC. O fato gerador não ocorreu, ou seja, o serviço não foi prestado.

Valores importados
É de se admirar que em nenhuma câmara de vereadores de SC e na Assembleia Legislativa não se aprovou ainda projetos homenageando a vereadora carioca Marielle Franco, dando o nome dela a ruas, praças, avenidas, escolas, monumentos, etc. Não que não merecesse. É que por aqui parece rotina vangloriar personalidades de outras paragens em detrimento e lamentável esquecimento de suas. Um exemplo que envergonha é o de Zilda Arns.

Emoções de Gil
Em nova votação, a Câmara de Vereadores de Florianópolis rejeitou a concessão do título de cidadão honorário da cidade para o cantor Gilberto Gil que, aliás, tive uma semana de diferentes emoções. À desfeita daqui sobreveio uma homenagem de cientistas do Pará, que batizaram uma espécie rara da anfíbio com o nome Rhinatrima Gilbertogili.

Marca
A família do querido compositor Daniel Lucena, cofundador do memorável grupo musical Expresso Rural e compositor, teve que vir a público informar que ele está internado com um quadro de anemia e que, diferentemente do que a mídia sensacionalista difundiu (que seria covid-19), seu diagnóstico ainda está inconcluso.

Realidade
Deve aumentar muito a movimentação, principalmente política, em todo sul de SC, contra a anunciada desativação da Usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, já a partir de 2021, porque é um investimento que se torna cada vez mais inviável para sua dona, a Engie. O curioso é que a grande maioria – uns acreditam até que ela seja pública – exige que ela deva continuar, nem que o governo assuma. Perguntar não ofende: se a empresa fosse deles, o que fariam?

Malandragem
O deputado federal Hélio Costa recebe reclamações de muitos eleitores, para quem nossos congressistas trabalham pouco. O que não é uma inverdade. Foi o que o motivou a apresentar projeto para que as sessões deliberativas na Câmara dos Deputados comecem na segunda a sigam até sexta-feira. Como se sabe, hoje vão de terça a quinta e não raro falta quórum ou não acontecem, simplesmente. Por isso que a imagem dos congressistas está lá no chão. E merecida.

Medalha santa
Na terra da infame farra do boi, puxada de cavalos, rinhas de galo, etc., que custam a sumir, a partir de 2021, e de lá em diante sempre no dia 4 de outubro, a Câmara de Vereadores de São José vai entregar a Medalha São Francisco de Assis a pessoas ou entidades que militam pela causa animal na cidade.

Igual para todos
O portal da Câmara dos Deputados deu espaço para a catarinense Carmen Zanotto (Cidadania) nessa polêmica discussão sobre a vacina contra o covid-19. Relatora de comissão externa da Casa nas tratativas do tema, ela vê com preocupação uma corrida para vacinar por aqueles que têm mais estrutura, em detrimento dos pequenos municípios. Defende o que é sensato: que a vacina seja um patrimônio de todos os brasileiros e que seja garantido acesso igualitário a todos.

Desalento
Piratuba é, talvez, a cidade de SC onde a pandemia mais prejudica a todos no município, que é uma concorrida estância termal. Tem mais de 3 mil leitos e só 30% ficam ocupados. O resto está echado ou provocado por cancelamento de reservas.

Aval
O Conselho Regional de Medicina (CRM) se posicionou oficialmente a favor do polêmico retorno às aulas presenciais em todo o Estado, independentemente do mapa de risco.

Ir e vir
O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) protocolou habeas corpus coletivo no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, para garantir o direito de ir e vir durante a vigência do toque de recolher em SC. Sem comentários.

Socorro!
Dizem os noticiários sobre política nacional que para ter o apoio que o leve a presidir a Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL) ofereceu ao PT mudar a Lei da Ficha Limpa e a volta do financiamento público aos sindicatos. Estamos fritos!