Mesmo com um a mais, Bruscão perde para São José-RS na estreia da Série D
Gol único de Janderson no segundo tempo rendeu derrota para o quadricolor na partida
Com um jogador a mais desde os 39 minutos do primeiro tempo, o Brusque perdeu para o São José-RS por 1 a 0 na estreia pela Série D do Campeonato Brasileiro, neste sábado, 21, no estádio Passo d’Areia em Porto Alegre.
O gol de Janderson foi no segundo tempo e, mesmo em superioridade numérica, o quadricolor levou muito sufoco, realizando poucas jogadas de ataque. As alterações do técnico Pingo, tentando dar fluxo ao meio-de-campo e velocidade, não surtiram efeito.
Persistência na defesa
Jogando em casa, mesmo com pouca torcida, o São José mostrou porque é um dos favoritos ao acesso à Série C. A equipe foi superior e deu muito trabalho para o Bruscão. Principalmente com o trio Alexandre, Kelvin e Romano, o Zequinha aprontava demais e fazia Julio Cézar, nova contratação quadricolor, suar a camisa para evitar o gol adversário.
Aliás, o goleiro foi o nome do primeiro tempo. Já aos dois minutos, Kelvin ficou cara a cara com o goleiro e chutou, mas ele defendeu. Aos 8, Romano chapelou dois defensores, porém na hora do passe, sofreu falta. Aos 11, novamente Julio Cézar trabalhou na cobrança direta de falta de Alexandre. A bola chegou a quicar na frente do goleiro, mas ele não foi surpreendido.
Ainda sem entrosamento, com peças novas no elenco, o Bruscão apresentou muitas dificuldades para se entender em campo. A posse de bola do quadricolor não chegava a durar mais de cinco passes. Logo a bola era retomada pelo time gaúcho para ligar o ataque.
O gol adversário parecia questão de tempo. O Bruscão também falhava na defesa e permitia as finalizações adversárias o tempo todo. Contudo, com a boa atuação de Julio Cézar, o placar ia seguindo zerado. Até que um lance de irresponsabilidade por parte de Fabiano, do Zeca, ajudou a missão do Brusque.
Aos 39 minutos, Jefferson Renan tomou a bola e tentou ligar o ataque. O volante perdeu a cabeça e aplicou carrinho violento no atacante brusquense, que precisou de atendimento. O árbitro goiano Bruno Rezende Silva não teve dúvida: cartão vermelho direto.
Mesmo assim, com um a menos, foi o Zeca quem mandou nos minutos finais da partida. Por sorte o time não conseguiu mais caprichar tanto no ataque, e o placar foi segurado no 0 a 0 até o fim da etapa inicial. No intervalo, o técnico do time gaúcho foi expulso.
Sem aproveitar
Pingo até tentou aproveitar a superioridade numérica de maneira estratégica. Colocou Carlos Alberto no lugar de Valkenedy, tirando um volante de contenção e apostando em um volante de mais velocidade. Mas nada de surtir resultado. O Zequinha foi superior mesmo no cenário adverso.
A única boa chance da partida do segundo tempo para o Bruscão foi com Jefferson Renan. O camisa 11 foi lançado por China, tentou o toque por cobertura mas Fábio conseguiu o toque com a ponta dos dedos. Aí a mudança do São José foi mais efetiva. Janderson entrou e deu mais mobilidade ao Zeca, além de ter sido uma peça fundamental para a vitória.
Aos 38 minutos, em uma cobrança de escanteio, a bola sobrou no rebote com Janderson. O atleta dominou no peito e chutou, marcando um lindo gol. Nos minutos seguintes, o Bruscão até partiu para cima, mas não conseguiu o empate e ainda quase sofreu o segundo gol no contra-ataque. Mas o placar fechou em 1 a 0.
Para Pingo, faltou atitude da equipe. “Foi aquém do que esperávamos. O time confundiu velocidade com pressa, e houve nervosismo. A estreia foi bem ruim tática e tecnicamente para nós. Tem que saber aproveitar a vantagem numérica”.
Ficha técnica
São José
Fábio
Márcio Lima
Bruno Jesus
Wagner
Romano
Ben Hur (Rafael Goiano)
Fabiano
Matheusinho
Alexandre (Tiarles)
Kelvin (Janderson)
Márcio Jonatan
Téc. Rafael Jaques
Brusque
Julio Cézar
Edilson
Cleyton
Neguete
China
Valkenedy (Carlos Alberto)
Adãozinho
Zé Mateus (Tiago Pará)
Jean Dias (Safira)
Jefferson Renan
Hélio Paraíba
Téc. Pingo
Data: 21/04/18
Hora: 16h
Local: Estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre (RS)
Gols: Janderson (38 – 2T)
Cartões vermelhos: Fabiano (São José)
Cartões amarelos: BRU – Cleyton, Valkenedy; SJO – Márcio Jonatan
Arbitragem: Bruno Rezende Silva (GO)
Assistentes: Hugo Savio Xavier (GO) e Adailton Fernando Menezes (GO)