Mesários comentam experiência de trabalhar pela primeira vez nas eleições de Brusque

Trabalho voluntário é determinante para que eleição ocorra

Mesários comentam experiência de trabalhar pela primeira vez nas eleições de Brusque

Trabalho voluntário é determinante para que eleição ocorra

Dois mesários relataram à reportagem do jornal O Município a experiência de trabalhar pela primeira vez nas eleições deste domingo, 15. Os mesários são figuras importantes para o funcionamento das eleições. Além de receberem os eleitores que votam nas seções, eles também coletam justificativas e ajudam na fiscalização das leis eleitorais nos espaços de votação.

André Luiz Neumann, de 20 anos, recebeu neste domingo a convocação para ser mesário nas eleições de 2020. Ele teve que substituir uma pessoa que não pode comparecer na seção eleitoral no Colégio Cônsul Carlos Renaux.

O morador do bairro São Luiz diz que ficou surpreso ao receber a convocação.
“Eu recebi a convocação após o voto. A princípio não era para ser eu, mas acabei sendo chamado na hora”, explica.

Como foi convocado neste domingo, ele não chegou a passar pelo treinamento. “É uma experiência diferente, nunca fiz isso na vida. Foi uma situação completamente nova. Não consigo comparar com nenhuma outra coisa que já fiz na vida”, pontua.

Assim como ele, os pais de Neumann também ficaram surpresos com a convocação. Na família dele não há ninguém que já atuou como mesário nas eleições passadas. “Como é uma situação nova, eu espero que ocorra tudo de forma tranquila”.

André Luiz Neumann foi convocado após votar no início deste domingo | Foto: Eliz Haacke

Horas complementares

A acadêmica de Administração Jocieli Luiza Oliveira, 36, se voluntariou para ser mesária neste ano. Segundo ela, a justificativa para a escolha foram as horas complementares da faculdade.

“Para posteriormente fazer um concurso, em questão de desempate, os mesários têm prioridades”, pontua.

A mesária votou logo cedo e depois já começou a trabalhar nas eleições. Segundo ela, no início da manhã a movimentação na escola Feliciano Pires foi intensa, sendo que grande parte dos eleitores eram idosos que tinham o horário preferencial. Ela afirma que ficou surpresa com a adesão das pessoas mais velhas aos primeiros horários de votação.

A estudante do 4º semestre também pretende participar das demais eleições. “Nós, que não somos do grupo de risco,podemos ajudar neste momento de pandemia. Muitas pessoas estão nesse grupo, então isso foi algo que me motivou, pois podemos contribuir”, salienta.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo