Quando se pensa em linha noite – pijamas, camisolas e acessórios do segmento –, a Mensageiro dos Sonhos é a primeira marca que vem à cabeça. Mas para que a empresa brusquense chegasse a essa consolidação foram exigidos empreendedorismo, dedicação e principalmente confiança no próprio trabalho.
Comemorando 20 anos a plenos pulmões, com expansão das lojas físicas e crescimento nas vendas on-line, a Mensageiro dos Sonhos partiu de um projeto visionário de Rita Cássia Conti. A diretora da empresa enxergava na Brusque do início dos anos 1990 um potencial a ser explorado na linha noite.
Com poucos recursos e começando os trabalhos em Brusque dentro de uma garagem, ela e a irmã Patricia Conti, hoje diretora comercial, plantaram uma semente que hoje rende frutos graúdos: são sete lojas na região do Vale do Itajaí, e expandindo para uma oitava em breve.
Além da Mensageiro dos Sonhos, Rita é diretora da RC Conti, que fabrica peças tanto para as próprias lojas quanto para magazines nacionalmente reconhecidas, como Pernambucanas, Marisa, Riachuelo e Havan, entre outros. “Nós temos cerca de 28 representantes espalhados em todo o Brasil, que trabalham prospectando e atendendo clientes”, explica
Duas décadas de vanguarda, empreendedorismo e amor
Mensageiros dos Sonhos comemora 20 anos consolidada como uma das principais marcas da linha noite no Brasil
Visão de sucesso
Praticamente sem capital, mas com uma boa ideia na cabeça, Rita, que morava em Porto Alegre, mudou-se para Brusque no início dos anos 1990. Segundo ela, no município e na região não havia quem apostasse na linha noite. “Eram poucas peças e sem muitas cores. Era um nicho, uma oportunidade que se abria para mim”.
As portas se abriram em pouco tempo. Dentro de três anos, ela e a irmã Patrícia já atingiam grandes clientes. Tudo isso, contudo, exigiu um investimento muitas vezes maior do que os próprios lucros da empresa. “A gente precisava se capacitar. Fazíamos ‘mochilão’ pela Europa sem nem saber falar línguas estrangeiras. Viajávamos para outros estados com o carro próprio. A gente apostava alto, mas sabia que era por um bem maior”, diz Rita.
Há 20 anos, em março de 1998, a empresária abriu a primeira loja que segue existindo até hoje, um dos primeiros empreendimentos do Stop Shop. A RC Conti também se desenvolveu, e hoje produz 300 mil peças por mês, um volume que totaliza mais de 3 milhões de peças por ano – tanto para a Mensageiro quanto para as lojas atendidas pela fábrica.
Patricia, responsável pelas vendas da empresa, corta o Brasil em viagens semanais. Ela representa a empresa principalmente nas feiras do segmento. “As feiras são importantes, são elas que nos abrem muitas portas para os clientes fora da nossa região. Além disso, temos a capacitação fora do país, e já temos para as próximas semanas viagens marcadas para Inglaterra e França”, explica.
Orgulhosa da irmã, ela explica como a Mensageiro dos Sonhos e a RC Conti chegaram no patamar em que estão. “A Rita sempre foi uma empreendedora, inovadora, com o feeling para os produtos. Para ela não existe obstáculos impossíveis de serem superados”.
Este feeling é comprovado em uma história que Rita terá para sempre como um case de sucesso. “A gente havia acabado de começar com a fábrica, e um dia, na Europa, ficamos em um hotel que tinha um papel de parede muito bonito. Gostei, tiramos uma foto e trouxemos para cá com a intenção de produzir um pijama. Estávamos em uma garagem, e só conseguimos produzir 600 peças. Todo o produto foi vendido em apenas três dias”.
Gestão colaborativa
Rita e Patricia sempre prezaram pelo bom relacionamento dentro da empresa. Contando com centenas de colaboradores, de diversas áreas diferentes, elas conseguiram encontrar uma homogeneidade na comunicação e, de quebra, descobriram diversas soluções para problemas do cotidiano na fábrica surgidas dos próprios trabalhadores.
O modelo de gestão consiste em reuniões em que se formam um pequeno conselho, contando com profissionais de diferentes setores, que sugerem melhorias. “Agora nós conseguimos crescer todos juntos. Cada um dos profissionais que trabalham aqui se preocupam com o todo, fazem sugestões, críticas e dão opiniões que ajudam a empresa a se desenvolver interna e externamente”, diz Rita.