Matemática: as combinações que classificam e eliminam o Brusque da Série C

Marreco ainda depende de si só, mas enfrenta o desesperado Criciúma fora de casa

Nem o mais pessimista torcedor do Brusque poderia prever que, depois de chegar a ter 12 pontos de vantagem para o quinto colocado, o time precisaria brigar arduamente por uma classificação à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Perdendo a liderança após o humilhante 8 a 1 para o Volta Redonda em casa, o time vai à última rodada precisando vencer o Criciúma, neste sábado, 5, no Heriberto Hülse, para não depender de outros resultados.

Hipóteses para eliminação

O Brusque depende de si só, mas os outros jogos demandam a atenção: Volta Redonda x Londrina, Tombense x Boa Esporte e São Bento x Ituano. Se empatar com o Criciúma, o Marreco será eliminado se os outros resultados forem os seguintes: vitórias de Tombense e Ituano, somadas a vitória ou empate do Londrina e vitória ou empate do Ypiranga.

Se o Brusque perder para o Criciúma, será eliminado se Tombense e Ituano vencerem seus jogos, e se Londrina ou Ypiranga não levarem goleadas históricas a ponto de ficarem com menor saldo de gols do que o Marreco. O saldo do LEC é 4, o do Ypiranga é 3, e o do Brusque é -3.

Hipóteses para classificação

Uma vitória basta para a classificação do Brusque, sem depender de mais ninguém. Para se classificar com um empate, basta que Ituano ou Tombense não vençam seus jogos. Se ambos vencerem seus jogos, precisa que Londrina ou Ypiranga percam.

Se o Brusque perder para o Criciúma, estará classificado se Ituano ou Tombense não vencerem seus jogos. Por exemplo, o Ituano poderia vencer o São Bento, mas se o Tombense empatar, o Marreco seguiria adiante mesmo com derrota.

Caso Ituano e Tombense vençam, a única salvação matemática seria Londrina ou Ypiranga sofrendo goleadas.

Bom retrospecto

A última derrota do Brusque no Heriberto Hülse foi em 2 de fevereiro de 2017: 4 a 0 para o Criciúma. Desde então, foram dois empates e duas vitórias do Brusque. O último triunfo foi Criciúma 1×3 Brusque, em 1º de março deste ano, pelo Catarinense. No primeiro turno, no Augusto Bauer, o Marreco venceu pelo mesmo placar.


Atualização em 03/12/2020 às 16h: matéria atualizada e corrigida levando em conta todos os jogos da 18ª rodada.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar