Marte chega ao ponto mais próximo da Terra; confira como observar o planeta
Proximidade de Marte da Terra acontecerá na terça-feira, 6
Proximidade de Marte da Terra acontecerá na terça-feira, 6
Na terça-feira, 6, o planeta Marte estará no ponto mais próximo da Terra. De acordo com o astrônomo Silvino de Souza, o planeta estará 62,7 milhões de quilômetros distante da Terra. Devido a isso, poderá ser visto a olho nu.
Souza destaca que na próxima terça-feira, 13 de outubro, Marte estará em oposição, ou seja, em linha reta com a Terra.
O astrônomo explica que o planeta que está em periélio, que é o ponto da órbita de um corpo que está mais próximo do Sol. E neste caso, Marte, que também está em oposição, se torna mais brilhante.
Ele destaca que as oposições periélicas ocorrem a cada 15 ou 17 anos. Marte esteve próximo da Terra em 1971, 1988, 2003, 2018 e estará em 2027. “Mas, a cada três anos geralmente eles estão mais próximos. Essa distância pode variar de 100 milhões de quilômetros até 55 milhões de quilômetros.”, informa.
Novas oposições do planeta Marte vão ocorrer em 08 de dezembro 2022, 16 de janeiro de 2025 e 19 de fevereiro 2027.
A partir desta segunda-feira, 5, Marte estará nascendo a leste, no lado em que nasce o Sol, a partir das 19h, cada dia mais cedo.
De acordo com Souza, deve-se olhar em direção ao nascer do Sol a esquerda, o astro mais brilhante e de cor laranja que será observado é Marte. “A olho nu, parece apenas uma estrelha muito brilhante”, ressalta.
O astrônomo, que também é diretor do Observatório Astronômico de Brusque, destaca que com telescópios pequenos e de boa qualidade ótica, já é possível distinguir o disco planetário de Marte.