Mais de 2,4 mil empresas foram abertas em Brusque nos primeiros meses de 2022

Município caminha para as 20 mil empresas ativas; secretário de Desenvolvimento Econômico avalia os números

Mais de 2,4 mil empresas foram abertas em Brusque nos primeiros meses de 2022

Mais de 2,4 mil empresas foram abertas em Brusque nos primeiros sete meses de 2022. Os números, obtidos no site do governo federal, também indicam que, deste total, 2,3 mil empresas são matrizes, enquanto as outras 100 são filiais que iniciaram os serviços no município. Ao todo, Brusque tem 19,8 mil empresas ativas até o momento.

Os dados contabilizam os números entre os meses de janeiro a julho de cada ano. Maio foi o mês que mais contabilizou novas empresas em 2022, sendo 364. Em contrapartida, em julho deste ano foram extintos 138 empreendimentos.

No início do ano, a abertura de uma empresa levava de 19 horas a 18 horas para se concretizar. Em julho, o tempo de abertura caiu para 8 horas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Ademir José Jorge, aponta que Brusque se destaca pelo processo de informatização e pela plataforma tecnológica do sistema, que possibilita agilidade e abertura de uma empresa em poucas horas.

“Temos o sistema da prefeitura que permite em poucas horas ou dias, dependendo da modalidade, ter a abertura rápida e com dinâmica. É algo que se destaca em nível estadual”, diz. Ele também cita que o MEI (Microempreendedor Individual) é aberto no mesmo dia, em muitos casos, em menos de uma hora.

Ele também avalia que os números de 2022 estão semelhantes aos de 2021, e que ambos se destacam em relação a 2020, devido à pandemia que prejudicou todos os setores. Entre este ano e o anterior foi registrada uma queda de 3,3% no número de abertura de empresas.

Brusque também se aproxima das 20 mil empresas ativas e, para o secretário, o número é considerado positivo. Ele atribui boa parte dos números aos segmentos têxtil e de metalmecânica, que são fortalecidos no município. “Prova disso é o índice positivo de empresas no município. É um percentual interessante e importante para empregabilidade que temos no município”.

MEI

“No segmento do MEI temos mais de 12 mil empresas só em Brusque. Acompanhamos de perto, temos escola de empreendedor, as pessoas nos procuram e nós apresentamos e tiramos dúvidas. Está cada vez mais forte essa modalidade”, avalia.

Ademir aponta que quem está na informalidade nota a importância de ter uma empresa constituída, desde os pequenos negócios como comércio e indústrias. “É uma empresa ‘barata’, que não precisa de contador, tem o suporte da prefeitura com consultoria duas vezes por semana”, explica.

Falta preparo

Neste período de 2022, também foram contabilizadas 847 empresas que encerraram os serviços. O número é maior do que o registrado em 2021, com 695 empresas que foram desativadas, e em 2020, com 548 extinções.

Para Ademir, o número reflete a falta de preparação de algumas pessoas. “Sempre tivemos o histórico de empresas extintas. Torcemos para o empresário estar preparado, mas o mercado é competitivo e se ele não alcança as expectativas, tem que fechar por falta de capital ou formação”, avalia.

Ele comenta que para evitar o crescimento destes números, a prefeitura tem investido em cursos de capacitação com projetos para o empresário estar preparado para situações e evitar o fechamento. “Existem estatísticas que mostram que empresas fecham sem ter um ano de atuação, mas falta o preparo, ou abre e não concretiza a expectativa, não desenvolve a saúde financeira da empresa ou não tem um setor comercial preparado”.

O secretário comenta que sem o preparo necessário fica difícil manter a empresa aberta. Ele também cita, além do trabalho da prefeitura, o apoio que os empresários encontram na Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampebr), Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e os sindicatos patronais.

Cursos para capacitação

O secretário afirma que a capacitação é a melhor forma para se manter uma empresa ativa, além de ampliar a qualidade do trabalho ofertado ao mercado.

Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sindilojas e apoio do Senac, está com matrículas abertas para quatro cursos de qualificação profissional: Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Assistente de Recursos Humanos e Informática Essencial. As capacitações são gratuitas.

Ademir também aponta que se a empresa vai bem, ela pode ofertar mais vagas de trabalho. Ele mostra que o Sine tem inúmeras vagas abertas com frequência, sendo necessária a realização de mutirões de emprego que contribuem para as empresas completarem o quadro de funcionários, assim como elevar o número de empregabilidade no município.

“Estamos sempre com muitas vagas abertas no Sine, as empresas precisam de profissionais qualificados. Inclusive, é uma oportunidade para quem busca seu primeiro emprego, pois estes cursos podem ser feitos a partir de 16 anos”, explica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3251-1889, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ou ainda no Senac, (47) 3351-2626. As aulas iniciam a partir de 30 de agosto e tem carga horária de 160 horas.