Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mais de 220 mil jovens nem trabalham nem estudam em Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mais de 220 mil jovens nem trabalham nem estudam em Santa Catarina

Raul Sartori

Juventude desolada
Desolador isso. SC tem 1,6 milhão de jovens com idade entre 15 e 29 anos, dos quais 229 mil nem trabalham e nem estudam. São os chamados nem-nem. Outros 704 mil trabalham e não estudam, 353 mil não trabalham e estudam e 315 mil trabalham e estudam. O total de jovens que não trabalham é 582 mil. São dados de análise divulgada ontem pelo Observatório da Fiesc.

Atilado
O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) foi relator, por estes dias, de dois projetos na Comissão de Constituição e Justiça, e pediu sua rejeição, acatada unanimemente. O primeiro pretende regulamentar as profissões de instrutor de voo livre e condutor de voo duplo turístico de aventura. Foi se informar e soube que existe ordenamento jurídico sobre isso. O segundo obriga hotéis, motéis, pousadas, pensões e estabelecimentos similares a fornecer aos clientes, gratuitamente, preservativos e folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Foi se informar e convenceu os colegas que isso é impor ao empreendedor uma obrigação que toca ao Estado.

Corrupção vence
Empresas condenadas por corrupção ativa, tráfico de influência, fraude, formação de quadrilha ou outros crimes relacionados à malversação de recursos públicos, podem participar de processos de licitação? A resposta mais óbvia seria não. Mas a maioria dos deputados estaduais integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa entendeu o contrário ao analisarem projeto com a intenção de endurecer as regras em tais processos.

Ingerência indevida
Dezessete anos depois, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a inconstitucionalidade de regra da Lei Complementar 226, do distante ano de 2002, de SC, que atribuiu à Procuradoria-Geral do Estado a competência para exercer o controle dos serviços jurídicos das sociedades de economia mista e empresas públicas estaduais. Na ação, a Procuradoria-Geral da República diz que não se pode, por meio de lei complementar estadual, estender o campo de atribuições institucionais da procuradoria estadual para abranger o exercício da advocacia das empresas estatais, que têm natureza privada.

Poder
Finalmente, o MDB de SC reconquista espaço lá em cima, onde já teve Luiz Henrique da Silveira como seu chefe-mor: o deputado federal Carlos Chiodini integra a nova executiva nacional, que fez convenção anteontem, em Brasília, no privilegiado cargo de segundo vice-presidente.

Para todos
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil foi ao Supremo Tribunal Federal para pedir um entendimento de forma que os membros do Ministério Público, da magistratura e da advocacia e servidores da Justiça sejam submetidos a tratamento idêntico em relação ao controle por aparelho detector de metais no acesso às dependências de tribunais e fóruns. No TJ-SC é assim, mas em outros estados algumas categorias abominam submeter-se ao mecanismo de detecção. Se acham mais iguais.

China 1
O fluxo de cargas deve normalizar na China a partir de hoje, após o encerramento da “Semana Dourada”, que celebra sua Proclamação da República, fundada em 1949. Feriado muito comemorado a ponto de ter reflexos no comércio exterior durante os sete primeiros dias de outubro, inclusive em SC. “Não é possível realizar desembaraço, fazer compras ou despachos, por exemplo; o país basicamente para”, explica a sócia-fundadora da catarinense Ativo Soluções em Comércio Exterior, Samanta de Souza Brito. Mas a partir de hoje o fluxo deve normalizar, estabilizando de acordo com a demanda dos portos e aeroportos.

China 2
A propósito, a China informou ao governo brasileiro que habilitará novos subprodutos suínos produzidos em SC, em um volume que começa com 7 mil toneladas mensais, com receita de US$ 15 milhões. Eles querem pé de porco, língua, focinho, máscara, orelha e rabo. Querem embarques imediatos. Tanto que até estão dispensando, contrariando uma praxe, visita técnica nos estabelecimentos habilitados. Quanto ao pé e a língua de suínos exigem que estes devem ser nascidos, criados e abatidos em SC.

Potencial
Mesmo com obras de pavimentação paradas há três anos, a SC-290, que passa pela espetacular Serra do Faxinal, que liga o sul de SC à Serra Gaúcha, já atrai muitos investidores em turismo. Só ao longo da estrada há mais de 500 leitos turísticos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo