Mais da metade dos servidores do Horto Florestal de Brusque são pessoas com deficiência
Instituição produz cerca de 15 mil mudas por mês
Cuidar de plantas e pessoas. Assim é o dia a dia do Horto Florestal da Prefeitura de Brusque, localizado no bairro Cedrinho. O espaço conta com 21 funcionários, sendo 12 deles, pessoas com deficiência.
Juntos, os servidores produzem mais de 15 mil mudas por mês, que são utilizadas no paisagismo da cidade e distribuídas para escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Primeiro nós separamos a terra e colocamos a semente na embalagem. Na sequência, levamos para a estufa. Após 20 ou 30 dias a muda já pode ser distribuída”, explica o servidor Jorge Ricardo Jescke, 42 anos.
O trabalho de pessoas com deficiência no serviço público de Brusque é assegurado pela Lei 147/2009, que garante a estes trabalhadores 5% das vagas disponíveis. Para o responsável pelo Horto, Vilson Afonsio Moresco, trabalhar com colaboradores especiais é um privilégio.
“Quando fui indicado para o cargo, eu achava que uma das minhas dificuldades seria no relacionamento com eles, mesmo tendo experiência com liderança. Vi que estava enganado, porque assim como os demais, eles são muito competentes e produtivos”, afirma