Última vez que estive em Buenos Aires foi uma escala de um dia para depois ir ao Ushuaia, quando fui a turismo mesmo bater perna pela cidade foi em 2013, para comemorar Bodas de Papel (1 ano de casados). Ou seja, claro que coloquei algumas das atrações que já tinha visto para ver novamente, até porque depois de tanto tempo a gente com certeza acaba vendo com outra perspectiva, um outro olhar. Há muita coisa para ver e fazer, como ficou bastante grande, separei por bairros e em 2 partes a matéria.

Flor Metálica como é usualmente chamada, porém seu nome original é Floralis Genérica, pesa 18 toneladas e tem 20 metros de altura. Criada por Eduardo Catalano em 2002 em homenagem a todas as flores do mundo. Ela abre as pétalas às 8 horas da manhã se movimentando ao decorrer do dia e fecha ao anoitecer.

Basílica Nuestra Señora del Pilar

Declarada Monumento Histórico Nacional em 1942 e foi inaugurada em 1732 sendo a segunda igreja mais antiga da cidade. A fachada clássica, ao lado direto, pode-se ver o sino e o relógio. Por dentro preserva o estilo barroco original em tons dourados.

Cemitério Recoleta

Considerado um dos cemitérios com arquitetura mais interessante do mundo, por seus mausoléus de mármores, estátuas, grande número de abóbodas, mais de 4 mil, e não podemos deixar de falar das personalidades importantes que ali estão no sono eterno, a mais visitada Evita Perón.

O estilo vai desde o gótico até o Art déco. Pode parecer uma visita estranha, porém se você for ler mais sobre a história do local e da cidade será um passeio muito interessante.

Teatro Colón

O teatro original é datado de 1857, e o atual inaugurado em 1908. Considerado um dos cinco melhores teatro do mundo e a principal casa de ópera da Argentina. As visitas guiadas acontecem todos os dias, das 9 da manhã às 17h, com grupos de até 34 pessoas que saem a cada 15 minutos. Eu consegui comprar na hora, pode ser comprado pelo site com antecedência.

Durante a visita guiada estava tendo ensaio e pudemos ver um pouco. Maravilhoso

Livraria El Ateneo

Para os amantes de livros (eu), a parada certa! A revista National Geographic considerou-a como a “mais bela do mundo” e o jornal britânico The Guardian, como a segunda livraria mais bonita do mundo. Construída dentro do histórico teatro Grand Splendid.

O interior da cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi, uma representação alegórica da Paz, pintada em 1919. Há também um bar e cafeteria onde era o palco!

Empanadas, um vicio!

Museu Nacional de Belas Artes

Criado em 1895, abriga o maior patrimônio de pinturas e esculturas da arte argentina com obras de diferentes artistas. É uns dos mais importantes da América Latina. Ainda se destacam nomes de pintores internacionais em sua coleção permanente como Picasso, Goya, Monet, Manet, Renoir, Van Gogh, Rubens, Cézanne, El Greco e Rodin.

Alvear Hotel e La Biela Café

São dois clássicos do bairro que merecem uma visita. O Alvear Hotel, fundado em 1932, faz você viajar no tempo e reviver os tempos áureos da cidade. Como é bastante caro se hospedar, vale apreciar o maravilhoso brunch servido aos domingos ou um típico Chá da Tarde.

Brunch Alvear Hotel | Foto Wexas Travel
Chá da tarde do Alvear | Foto Aguiar Buenos Aires

O La Biela Café foi criado, década de 50, por um grupo de amigos apaixonados por carros, pelas paredes há muita história em jornais, revistas, peças de carros e há também troféus. Em 1999 foi declarado “lugar de Interesse Cultural” pela cidade.

Almoço no La Biela Café

Escultura Mafalda

Em 2009 foi inaugurada a estátua, de apenas 80cm de altura, de um dos ícones da cultura argentina, Mafalda. Conhecida por sua preocupação e constantes questionamentos sobre as causas sociais na década de 60 e 70.

Seu criador, o cartunista Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, morava por perto, e assim decidiram fazer ali em sua homenagem. Em 2014 quando Mafalda fez 50 anos ganhou a presença da escultura de seus dois amigos, Manolito e Susanita.

Antiquários

Comece pela Plaza Derrego e se perca pelas ruas do bairro, há inúmeras lojas de antiguidades, como objetos decorativos, louças, cristais, brechós, brinquedos e muito mais. Na praça acontece a famosa feirinha aos domingos.

Mercado San Telmo

Declarado em 2000 Monumento Histórico Nacional, foi inaugurado em 1897 com intuito de abastecer os imigrantes que chegavam na cidade na época. Hoje a estrutura interna de mantém original e ele ainda funciona como mercado, porém há ainda lojas de antiguidades, lembrancinhas e restaurantes com pratos típicos. Vale muito a pena ir lá conhecer.

Almoço no mercado

O estilo musical e dança típica da paixão, sensualidade, sempre dançada a dois onde os bailarinos têm que ter muita habilidade com os passos rápidos e complexos. Há várias casas que proporcionam o espetáculo e a maioria acompanha jantar e bebidas (dependo do pacote está tudo incluso ou não). Em 2013 fomos no Esquina Carlos Gardel, lembro que adorei o local, o jantar e a apresentação. Esse ano acabamos não indo.

Foi reconfigurado na década de 90 quando o bairro estava à beira do caos. Por ali a caminhada a apreciando o Rio da Prata, a arquitetura que se desenvolveu ao redor. Ele é muito procurado a noite onde seus restaurantes ganham filas para receber turistas e locais.

Recomendo Las Villegas, entrada as clássicas empanadas e principal Ojo de bife, corte clássico argentino, e claro um vinho malbec.