GALERIA – Lançamento do livro sobre a história do Brusque reúne torcedores e fãs da trajetória do clube

As Quatro Cores e o Impossível foi lançado na Livraria e Papelaria Graf

GALERIA – Lançamento do livro sobre a história do Brusque reúne torcedores e fãs da trajetória do clube

As Quatro Cores e o Impossível foi lançado na Livraria e Papelaria Graf

O livro As Quatro Cores e o Impossível – A jornada do Brusque FC até a consagração no futebol catarinense foi lançado na manhã deste sábado, 22, na Livraria e Papelaria Graf. O evento, que iniciou às 9 horas, reuniu diversos amantes de futebol e fãs da história do clube. O trabalho, de autoria do jornalista João Vítor Roberge, traz a trajetória do Brusque de 1987 a 2020, com base nos arquivos de O Município e nos escritos de outros veículos de cada época.

“Este livro é um sonho realizado, é um trabalho de mais de um ano que saiu. Ver as pessoas prestigiando é muito gratificante. Que sirva de registro e inspiração para as pessoas tratarem a história do clube com carinho. Para que a memória do clube não fique para trás”, comenta João.

Luiz Antonello/O Município

Torcedores e amigos de torcedores foram até o lançamento no Espaço Cultural Graf. Muitos aproveitaram o tempo para conversar sobre a paixão e a história do Brusque. Entre eles, esteve o filatelista Jorge Bianchini, que faz parte da diretoria do Clube Esportivo Guarani.

“Eu adoro futebol, desde a época do botão”, conta, sorridente. “Na realidade, desde a primeira partida do Brusque até a atual tenho os jornais guardados. Esse livro é muito importante”, completa, ao destacar o mérito no registro da história do clube.

Luiz Antonello/O Município

No local, também foram expostas algumas camisas de diferentes períodos da história do Brusque, direto do acervo do torcedor e colecionador Richard Andrietti.

Segundo Richard, é a primeira vez que ele emprestou os itens de coleção para um evento. “São mais de 50 e selecionei algumas. As camisas também contam a história”, diz. “Acho o livro muito legal, porque o Brusque não tem a história registrada, principalmente dos anos 2000 para trás. Agora, esse trabalho registra e é um documento da história do clube”, conta.

Luiz Antonello/O Município

Neste sábado, o time entrará em campo em sua estreia no Campeonato Catarinense. O quadricolor encara o Concórdia no estádio Domingos Machado de Lima, às 19h. Por conta da viagem da equipe, o presidente do clube, Danilo José Rezini, não pôde estar presente no evento.

Brusque na história

A publicação conta com mais de 300 páginas de histórias, estatísticas e recordes. Além disso, o livro apresenta tabelas de estatísticas e recordes atualizados até o Campeonato Catarinense de 2021. Inclusive, com uma lista com todos os placares da história do Brusque em jogos oficiais.

Cada capítulo é uma temporada diferente, tratando de histórias dentro e fora do campo, com base nas pesquisas na imprensa da época e suas perspectivas. Alguns excertos de colunas e reportagens dos diferentes períodos ilustram a história e trazem o leitor para mais perto dos acontecimentos.

Luiz Antonello/O Município

Para o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi, a sensação é de orgulho pelo jornal ter contribuído com o livro. Ele explica que foi fornecido um acervo de mais de 30 anos de história relacionada ao Brusque. São registros desde as negociações para a criação do clube até as conquistas e desafios ao longo da história.

“Mas o grande mérito disso tudo é a iniciativa do João, em ter consultado todo esse acervo manualmente, pois ele não é digitalizado. É um trabalho bastante minucioso, quase artesanal, de pegar cada edição e verificar tudo o que tem relacionado ao Brusque em cada uma delas. Exige muita disciplina e que hoje é um presente ao torcedor, já que essas informações estavam restritas a um acervo que poucos tinham acesso e que hoje podem ser consultadas facilmente em um livro muito bem feito”, finaliza.

Luiz Antonello/O Município

Tiragem reduzida

Neste sábado estará à venda uma tiragem reduzida, por conta de problemas de logística. Os livros são editados e impressos pela editora Multifoco, do Rio de Janeiro, que efetua o envio.

Os demais livros da primeira tiragem devem chegar a Brusque ao longo da próxima semana, e à venda na Graf. O exemplar custa R$ 60.

A Multifoco também foi a responsável pela edição do primeiro livro de Roberge: Fotbal – Aventuras, Tristezas e Alegrias Romenas.

Luiz Antonello/O Município

Sobre o autor

Natural de Florianópolis e criado em São José, João Vítor Roberge é jornalista de O Município desde 2017, graduado em Jornalismo pela UFSC em 2016 com MBA em Jornalismo Esportivo pela Universidade Estácio de Sá em 2020. Lançou, em 2016, o documentário Craiova versus Craiova, que foi seu trabalho de conclusão de curso, após três meses de gravações na Romênia.

Em 2017, lançou o livro Fotbal – aventuras, tristezas e alegrias romenas, que aborda a história do futebol romeno e suas experiências na produção do documentário. É torcedor do Vasco da Gama e do Universitatea Craiova.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo