Kart Clube de Brusque busca construção de pista para atrair eventos internacionais
A previsão é de que a pista esteja pronta entre 2022 e 2023, e o complexo inteiro entre 2024 e 2027
A previsão é de que a pista esteja pronta entre 2022 e 2023, e o complexo inteiro entre 2024 e 2027
O Kart Clube de Brusque trabalha para construir uma pista de padrões internacionais na área a que terá direito no Complexo Chico Wehmuth, de 5 mil metros quadrados. O objetivo é de que a pista seja de licença grau 2 da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que permite receber algumas competições internacionais de automobilismo. A previsão é de que a pista esteja pronta entre 2022 e 2023, e o complexo inteiro entre 2024 e 2027.
“Santa Catarina e o Brasil têm entrado no cenário mundial de Kart, por causa da realização de torneios nacionais e internacionais. Em 2021, tudo indica que o Brasil receberá uma das etapas do Mundial de Kart. Já que temos a oportunidade de ter este espaço por 40 anos, com 20 renováveis por mais 20, queremos investir num kartódromo de padrão elevado”, explica o presidente, Aknaton Camargo.
Veja também:
Tabeliã de Brusque é condenada por sonegação de mais de meio milhão em impostos
Moradores do bairro Limeira sofrem com infestação de carrapatos
Uso de patinetes elétricos cresce em Brusque como opção de transporte
O Kart Clube possui atualmente cerca de 30 sócios e é a única associação dentre as contempladas com terrenos concedidos no Complexo Chico Wehmuth que precisou se “exilar” de Brusque para poder continuar suas atividades.
Isto levando em consideração que a equipe de bicicross BBF já construiu e inaugurou seu próprio centro de treinamentos no bairro Campeche, em Itajaí, no limite com Brusque. Desde o fechamento da pista brusquense de kart, ocorrido entre o fim de 2017 e o início de 2018, os pilotos treinam no Speedway, complexo localizado entre Itapema e Balneário Camboriú.
“De certa forma, é um desconforto para quem precisa deixar sua cidade, levar um bom tempo na estrada por 50, 60 km, para que possa simplesmente treinar, praticar o esporte. Mas a parceria com o Speedway tem sido muito bem sucedida, temos fomentado também o kart de lá, fomos bem acolhidos. Alguns pilotos de Brusque competem a nível estadual e até nacional, treinando e competindo em cidades mais distantes.”
Trabalhos de construção do kartódromo não foram liberados pela prefeitura. Conforme Camargo, o Kart Clube tem cumprido com toda a documentação requisitada e aguarda assinar o contrato de concessão ainda em 2019. A área destinada ao Kart Clube já está totalmente aterrada.
“Fechamos com uma empresa de arquitetura de Itajaí e com alguns brusquenses para a parte de engenharia. Fizemos um esboço inicial, já enviado à Brasília, para projeto de captação da Secretaria Especial do Esporte. A primeira prévia foi aprovada. Estamos aprimorando os projetos e orçamentos prévios”, afirma. O projeto físico, com planta e modelo 3D, deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre de 2019. O objetivo é, depois da liberação do terreno, deixar a pista pronta o mais rápido possível.
Comunidade
Uma ideia que deve ser posta em prática ao longo dos anos e que consta no projeto é a utilização do espaço pela população. Gincanas escolares, provas de atletismo e eventos sociais poderão ser realizados.
Veja também:
Morre Arno Ristow, ex-vereador e ex-diretor do Colégio Cônsul Carlos Renaux, aos 104 anos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Família de Antonella não sabe quando vai receber remédio do governo estadual
Em 2018, o Kart Clube foi contemplado pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) com uma escolinha gratuita de Kart e equipamentos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
No entanto, o projeto jamais saiu do papel porque a associação perdeu a pista que tinha em Brusque, no terreno em frente ao pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. O plano é ativar a escolinha depois que a pista do Complexo Chico Wehmuth estiver concluída. “É um projeto que vem para atender crianças carentes, fomentar o trabalho social”, completa.