Jovem brusquense pede ajuda para realizar sonho de cursar Medicina
Ela conseguiu passar no vestibular da Unifebe e não tem recursos para custear faculdade
A jovem brusquense Flavia Espíndola, de 22 anos, está pedindo ajuda para realizar o sonho de ser médica. Ela passou em Medicina no vestibular do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e as aulas iniciam neste mês.
Para não perder a vaga, uma pessoa emprestou dinheiro para pagar a matrícula, mas ela precisa devolver a quantia, que é o mesmo custo de uma mensalidade: R$ 6.437,62. Por isso, a jovem criou uma vaquinha online para poder devolver o valor e também para arrecadar fundos para bancar o curso.
Veja também:
Construção do Shopping Center Brusque deve ser concluída até o primeiro semestre de 2021
Unifebe recebe proposta por imóvel onde fica o anfiteatro
Flavia mora no bairro Primeiro de Maio com seus pais. “Eu sou de uma família muito humilde e sempre estudei em escola pública”, conta. A mãe dela, Elenice Espíndola, trabalha como técnica em enfermagem e o pai, Francisco Carlos Espíndola, é jardineiro.
Sempre com o sonho de cursar Medicina, a jovem foi perdendo a esperança durante o colégio porque sempre ouvia que na universidade federal só passava quem fazia cursinho. Como ela não tinha condições de pagar um curso, acabou desistindo.
Em 2015 começou a estudar Engenharia Elétrica, mas trancou a faculdade. “Não era a minha vocação”. No fim deste mesmo ano se inscreveu para o vestibular da UFSC. Flavia diz que foi muito bem, mesmo estando fora da escola há algum tempo.
O resultado a motivou a tentar mais, porque viu que não era impossível, como sempre falaram pra ela. Em 2016 começou a estudar sozinha fazendo cursos online. Ela também parou de trabalhar para se dedicar somente aos estudos. A rotina foi a mesma até 2018.
No período em que esteve estudando, ela trabalhava no hospital quando surgia a oportunidade de cuidar dos pacientes, como acompanhante.
Nestes três anos ela prestou vestibular para UFSC e obteve boas notas. No ano passado, ficou na lista de espera para Medicina, mas seus pais disseram que se ela conseguisse a vaga, não teriam como bancar a estadia dela em Florianópolis.
Desistindo da federal, Flavia descobriu que a Unifebe teria o curso de Medicina. Neste ano ela fez o vestibular e no dia 19 de junho foi informada de que conseguiu a vaga.
Quando foi fazer a inscrição soube que a faculdade não tem mais o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e disponibiliza somente bolsas relacionadas ao artigo 170. O auxílio cobra 40% do valor da mensalidade e mesmo se conseguir vai precisar de ajuda com o restante. Por isso ela criou uma vaquinha online para receber doações.
Veja também:
Sem estádio que atenda requisitos, Brusque luta para ter jogo decisivo da Série D em casa
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Defesa pede à Justiça exame de avaliação mental de Everton Balbinott
Após formada, Flavia pretende trabalhar com saúde pública no município e depois se especializar em Medicina Legal para se tornar legista.
Em junho ela esteve com o empresário Luciano Hang para pedir ajuda. Ele sugeriu a gravação de um vídeo para contar a história com o intuito de conseguir ajuda para custear o curso. O vídeo foi publicado no dia 25 de junho.
Como ajudar
Para ajudar Flavia é possível fazer uma doação no link http://bit.ly/flaviabrusque ou então entrando em contato por meio do WhatsApp no número (47) 9 9675-4854.