Jogadores do Brusque participam de bate-papo sobre pandemia de Covid-19
Evento faz parte de projeto da Secretaria de Educação
O zagueiro Neguete e o goleiro Zé Carlos, do Brusque, participam da conferência online “Driblando o Coronavírus” às 13h desta segunda-feira, 13, no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo é compartilhar, com estudantes, dicas de saúde e prevenção contra a Covid-19. O bate-papo também terá a participação do diretor-geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari, e da psicóloga clínica e educacional Jaqueline Vieira.
A iniciativa faz parte do projeto “Driblando o Coronavírus: o desenvolvimento de competências socioemocionais como estratégia de apoio em saúde mental, durante o regime especial de atividades não presenciais.” O objetivo promover acolhimento e orientações voltadas ao desenvolvimento social e emocional dos estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal.
Ela ressalta que, com a situação de pandemia causada pela Covid-19 e das restrições de convívio social como prevenção à doença, os contextos escolar e educacional vêm passando por uma série de mudanças e transformações.
“Aos estudantes, em especial, as experiências do ensino em casa,, do ensino híbrido e de atividades não presenciais, somadas as recomendações de isolamento social, têm convocado uma série de adaptações na rotina diária, o que demanda também o desenvolvimento de competências socioemocionais para lidar com os desafios do momento”, explica.
A Secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destaca que a secretaria vem mobilizando três grandes frentes de trabalho no enfrentamento à pandemia: atividades não presenciais; formação continuada e assessoramento pedagógico especializado por disciplinas; e apoio socioemocional, com conferências online com a psicóloga Jaqueline B. Vieira psicólogos clínicos parceiros da secretaria.
“Mais do que nunca, atitudes como empatia, autocuidado, solidariedade e resiliência tem sido fundamentais. Já vínhamos trabalhando estas competências com os profissionais da rede, por meio de webconferências e interações virtuais pela plataforma Meet, e neste momento entendemos necessário o enfoque estruturado e sistemático também aos estudantes”, destaca.
Sobre a iniciativa
Seguindo as recomendações sanitárias, o projeto será viabilizado pelas Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs), sendo utilizado o canal da Secretaria de Educação no Youtube como plataforma de interação entre os profissionais e os estudantes da rede municipal. Os encontros virtuais ocorrerão com periodicidade quinzenal e com previsão para o ciclo inicial de cinco encontros.