Incêndio em indústria têxtil atinge cerca de 9 mil metros quadrados, em Botuverá

Bombeiros ainda atuam na ocorrência, que já tem mais de 15 horas de duração

Bombeiros ainda atuam na ocorrência, que já tem mais de 15 horas de duração

O Corpo de Bombeiros atua para combater um incêndio na Vargas Têxtil, na rua Francisco Vicentini, no Centro de Botuverá. O fogo iniciou por volta das 23h desta terça-feira, 24, e o trabalho dos bombeiros já ultrapassa 15 horas de duração.

No final da manhã desta quarta, 25, trabalhavam 15 bombeiros, entre militares e comunitários, de Brusque, Botuverá e Gaspar; além de 16 brigadistas da empresa Vargas, mais sete viaturas e quatro caminhões de apoio.

De acordo com os bombeiro, ao chegarem no local do incêndio, as chamas já tinham atingido o setor de fiação da empresa e se expandido para o depósito de fardos de algodão.

Ainda na noite de terça-feira, incêndio já tinha causado danos estruturais em parte do telhado, do maquinário têxtil e parte das colunas e das paredes. Com isso, as chamas atingiram em torno de 9 mil metros quadrados, metade da edificação, que tem cerca de 18 mil metros quadrados.

Segundo os Bombeiros, havia risco de propagação dos outros setores da indústria, bem como para outra empresa têxtil, com cerca de 2 mil metros quadrados, que também possui depósito com fardos de algodão.

A equipe, então, isolou a área e iniciaram o combate às chamas. Houve reforço de um Caminhão de Combate a Incêndio, do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, e de parte do efetivo que trabalha no setor administrativo do Corpo de Bombeiros Militar em Brusque, além de um caminhão-bomba da Prefeitura Municipal de Botuverá.

Com o uso de uma escavadeira foi retirado parte dos fardos de algodão, para evitar que o fogo se alastrasse para outros setores da indústria.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

No amanhecer desta quarta-feira, 25, com o uso da mesma máquina foi possível acessar outros setores e minimizar o risco de propagação.

A ação com a máquina também possibilitou aos bombeiros a aproximação com mais segurança e, com o combate direto às chamas e ao calor, os riscos diminuíram. Entretanto, o fogo não cessou completamente e os bombeiros ainda atuam na ocorrência.

Esse é o segundo incêndio na empresa em pouco menos de dois meses. No dia 2 de fevereiro, bombeiros de Brusque, Itajaí, Gaspar e São João Batista trabalharam para extinguir as chamas que atingiram uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados de galpão, que era utilizado para armazenagem de algodão.

Corpo de Bombeiros/Divulgação