Igrejas celebram feriado de Corpus Christi; confira programação das paróquias de Brusque e região

Com fim da pandemia, os tapetes voltam a ser confeccionados pelas comunidades

Com fim da pandemia, os tapetes voltam a ser confeccionados pelas comunidades

A Paróquia São Luís Gonzaga celebra nesta quinta-feira, 16, a solenidade de Corpus Christi, às 9h, na escadaria da Igreja Matriz, a festa segue com a procissão até o Convento Sagrado Coração de Jesus. É a primeira vez, em dois anos, que os tapetes, confeccionados em sua maior parte com serragem colorida, voltam a tomar parte das ruas.

Os tapetes começam a ser confeccionados na noite de quarta-feira, 16, por grupos que integram a paróquia. O pároco, padre Diomar Romaniv, conta que a confecção é uma obra de arte, que surge da criatividade e da espiritualidade dos fiéis. “O tapete se apresenta como uma catequese, pois por meio das imagens, se manifestam os elementos centrais da igreja católica”, diz.

O padre faz o convite a todos, para que as comunidades possam presenciar a celebração, e ainda ressalta a importância da atividade. “Em Corpus Christi, recordamos a presença real de Jesus na eucaristia. É a manifestação pública da fé do católico. E para celebrar a data, faremos uma concentração paroquial”, conta.

Nos últimos dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, a produção dos tapetes ficou restrita aos corredores da igreja Matriz. Agora será festejada nos pés da escadaria, para lembrar também dos 60 anos de inauguração da igreja.

Atividades nas igrejas:

Paróquia São Luís Gonzaga (Centro)

Quinta-feira, 16 – Missa será realizada às 9h na Matriz.

Sexta-feira, 17 – Dia oficial da inauguração da Matriz, missa às 19h.

Domingo, 19 – Missa às 19h.

Paróquia Santa Teresinha

Quinta-feira, 16 –  A confecção acontece durante a madrugada, às 4h30, e a missa com processão às 9h.

Paróquia Santa Catarina (Dom Joaquim)

Quinta-feira, 16 – A missa será realizada às 8h30.

Paróquia São Judas Tadeu (Águas Claras)

Quinta-feira, 16 – Missa às 9h.

Santuário de Azambuja

Quinta-feira, 16 – Acontece às 8h a confecção dos tapetes, às 15h a Santa Missa e em seguida a procissão com o Santíssimo Sacramento e às 19h Santa Missa.

Missa Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Guabiruba)

Quinta-feira, 16 – A missa será realizada às 9h, na paroquia, em seguida será realizada a procissão até o hospital de Guabiruba.

Paróquia São José (Botuverá)

Quinta-feira, 16 – Será realizada a missa com procissão às 9h.

Santuário Santa Paulina (Nova Trento)

Quinta-feira, 16 – Terá missa às 10h, e outra às 15h, sendo realizada a procissão interna dentro do santuário.

Paróquia São João Batista

Quinta-feira, 16 – Celebração do Corpus Christi às 16h.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube