IBGE divulga estimativa para população de Brusque e região em 2021; confira dados

Números foram anunciados nesta sexta-feira, 27

Números foram anunciados nesta sexta-feira, 27

Em estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brusque tem mais de 140,5 mil habitantes atualmente. Os números têm como data de referência 1º de julho de 2021 e foram divulgados nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União.

Desta forma, Brusque se mantém como a 12ª maior população do estado. Em 2020, a estimativa do IBGE era que a cidade tinha 137,6 mil habitantes. O crescimento é de cerca de 2,1%.

Guabiruba ocupa o 56º lugar, com uma população estimada de 24,9 mil. O crescimento em relação à estimativa de 2020 é de 2,2%.

Já Botuverá está na 186ª colocação entre as cidades mais populosas de Santa Catarina, com quase 5,4 mil habitantes. O crescimento em relação à estimativa de 2020 é de quase 1,4%.

São João Batista ocupa o 40º lugar, com pouco mais de 39,7 mil habitantes, enquanto Nova Trento está em 90º, com 15 mil.

Joinville, com mais de 600 mil habitantes, Florianópolis, com cerca de 516 mil, e Blumenau, com 366,4 mil, seguem sendo as cidades com maior população de Santa Catarina.

Chefe da agência do IBGE em Brusque, Felipe Augusto Paiva explica que a projeção do número de moradores do município é feita através de uma equação matemática. A estimativa leva em consideração a tendência de crescimento dos últimos dois censos (de 2000 e 2010), a projeção da população estadual e outras variáveis, como de número de nascimento e óbitos.

Dados do país

A população brasileira chegou a 213,3 milhões de pessoas em 1º de julho de 2021, segundo a estimativa do IBGE. No ano passado, o Brasil tinha 211,7 milhões de habitantes. O crescimento estimado da população de 2020 para 2021 foi de 0,74%.

A estimativa mostra que os estados mais populosos são: São Paulo (46,65 milhões), Minas Gerais (21,41 milhões) e o Rio de Janeiro (17,46 milhões).

Santa Catarina tem a décima maior população do país e ultrapassou a marca de 7,3 milhões de habitantes. O crescimento é de cerca de 1,1% em relação à estimativa de 2020.

O país tem três estados com menos de 1 milhão de habitantes: Roraima (652,7 mil), Amapá (877,6 mil) e Acre (906,9 mil).

Próximo censo

Felipe conta que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 já foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e inclui recursos para o censo, que foi adiado de 2020 para 2021 por causa da pandemia de Covid-19, mas outra vez cancelado neste ano com justificativa de falta de orçamento.

“Está tudo certo para o Censo acontecer em 2022. O Supremo Tribunal Federal já determinou isso. O IBGE está seguindo o cronograma. Nos próximos meses, devemos ter etapas de treinamento para coordenadores. Os concursos para recenseadores e supervisores estão paralisados, mas, muito possivelmente, teremos atualizações em breve”, explica.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube