Hotel fazenda de Guabiruba recebe hóspedes pelo aplicativo Worldpackers
Em troca de trabalho, viajantes recebem hospedagem gratuita e alimentação
Em troca de trabalho, viajantes recebem hospedagem gratuita e alimentação
Fazer uma viagem, conhecer novos lugares e trocar experiências com outras pessoas é um sonho para muita gente – especialmente se for com um baixo custo, sem estourar o orçamento. Para isso, muitos viajantes utilizam a plataforma Worldpackers, site e aplicativo que conecta anfitriões e hóspedes do mundo todo. Em troca de alguma ajuda no hotel, pousada, hostel ou qualquer que seja o local de parada, o viajante recebe hospedagem gratuita, alimentação e outros benefícios.
O Sítio do Sol, hotel fazenda no bairro Aymoré, em Guabiruba, foi pioneiro em utilizar essa plataforma na região. A proprietária Malu Giusto conta que conheceu o Worldpackers ainda quando vivia na Europa. “Não tínhamos ainda essa funcionalidade em Guabiruba e sentimos necessidade. Na região, há mais oferta de trabalho do que gente para trabalhar”, diz. Segundo ela, a ideia está dando bastante certo e o hotel já recebeu seu primeiro hóspede via Worldpackers, o comissário de bordo Mike, natural do Mato Grosso do Sul.
Além da economia para os viajantes, os anfitriões também encontram na plataforma uma maneira de economizar. Malu recomenda a alternativa para os empresários da região: “A gente sabe que, em hotel, tem muita rotatividade. Tive um certo receio no início, mas quero que a região saiba que o aplicativo funciona e que a tecnologia ajuda muito nesse sentido”.
Veja também:
Acidente mata motociclista na BR-101, em Porto Belo
Fanfarras escolares são uma tradição em declínio em Brusque
Brusque pega o Cianorte (PR) no último jogo-treino antes da estreia no Catarinense
Para ela, inscrever o Sítio do Sol no site é, também, uma forma de divulgar Guabiruba para o mundo. Por ser um aplicativo internacional, os anfitriões podem receber hóspedes e visitantes de diversos lugares. “Já recebemos pedidos da Argentina, do Chile e do Canadá”, comenta Malu.
As vagas ofertadas pelo hotel são para hóspedes que ajudem em comunicação e marketing, auxiliar de cozinha e também de limpeza geral e jardinagem. Em troca do trabalho, são oferecidas hospedagem, alimentação e um quarto privado para o viajante.
Troca de experiências
Um dos principais atrativos do Worldpackers é a troca de experiências e imersão cultural que a viagem proporciona, tanto para os viajantes quanto para quem os recebe. De acordo com Malu, é uma forma de fazer com que todos tenham condições de viajar.
Victor Diniz foi um dos viajantes que optou pelo aplicativo para conhecer diversas cidades do Sul do Brasil. “Eu estava disposto a sair do Rio de Janeiro, estado onde vivi toda a minha vida e queria viver em um lugar com uma cultura diferente. Mas eu não tinha tanto dinheiro assim, e tinha que bolar um plano pra não gastar tanto durante essa jornada”, conta.
Pela internet, ele conheceu a plataforma e ficou interessado na proposta de hospedagem em troca de trabalho. Isso permitiu que ele ficasse alguns dias em cada cidade e conhecer um pouco de cada local. “A interação com outros voluntários, hóspedes e anfitriões me possibilitou entender também o espírito de cada cidade, as vantagens e desvantagens, e me ajudou muito a entender também em que momento de vida eu estava.”
Veja também:
Profissionais da organização ajudam clientes a diminuir a bagunça e manter espaços em ordem
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Cinto de segurança: uma fábrica de multas movida à imprudência em Blumenau
Hoje, Victor está morando em Gramado (RS), cidade que conheceu durante sua viagem. “É uma ótima opção pra quem quer viajar de uma forma mais dinâmica, interativa, sociável e econômica, fazendo muitos amigos e indo a lugares diferentes”, finaliza.
Conheça a plataforma
O site e aplicativo Worldpackers é uma plataforma colaborativa que conecta viajantes e anfitriões do mundo inteiro. Para economizar na viagem, os viajantes trocam trabalho por hospedagem, e ajudam de diversas maneiras no local onde irão ficar. Entre os anfitriões estão hostels, pousadas, famílias, ONGs, comunidades e projetos ecológicos.
Você pode conhecer ou se inscrever pelo site www.worldpackers.com ou baixar o aplicativo, que está disponível na Apple Store, para quem utiliza o sistema iOS, e na Play Store, para os usuários de Android.